terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sacrifícios de louvor (pte.1) - Hebreus 13:9-16

Prestar culto á Deus e oferecer sacrifícios á Deus. Há pessoas que se interessam, há outras que não estão preocupadas em servir á Deus - essencialmente o Deus revelado na pessoa de Jesus Cristo.
Que sacrifícios devo entregar á Deus?
Para entender o que é "sacrifício de louvor", os judeus entendiam que servir á Deus tinha que ser no Templo (lugar), em Jerusalém, fundamentada no sábado (dia), nos sacerdotes (pessoa) e no sacrifício de animais (sacrifício) corretos e sagrados.
Na cabeça e no coração de Israel, "servir" e "prestar culto" á Deus era sacrificar animais. Pagou a dívida, acabou. E adorar (ou sacrificar), era no lugar certo, no dia certo, com o sacrifício certo, para as pessoas certas. Mas Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, fez tal sacrifício de uma vez por todas.
Foi o sumo-sacerdote e o próprio sacrifício, encerrando a necessidade de qualquer outro sacrifício.
Em Jesus Cristo, temos o dia (separação de dias e dias, não há um dia certo para servir á Deus, foi sombra daquilo que haveria de vir, perfeito - Cristo Jesus) e o lugar (onde você estiver, pode invocar a Deus, em nome de Jesus), a pessoa (só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus. Não há hierarquia diante de Deus, somos iguais) e o sacrifício (qualquer coisa, faça para a glória de Deus, Jesus foi o sacrifício), numa pessoa. E os judeus disseram: "Vocês acabaram com a nossa religião! Como a gente serve a Deus agora?".
Em Hebreus 13:15, a Palavra diz que oferecemos "sacrifícios de louvor" á Deus, estes, só podem ser oferecidos por aqueles que confessam o nome de Jesus, como Senhor e salvador. O fim da lei é Cristo (Romanos 10). No tempo de Moisés, uma pessoa tinha que obedecer as leis de Deus. Mas ninguém conseguia. Ofereciam sacrifícios. A lei de Moisés apontava para Cristo: o dia de sábado era um dia que apontava para todos os dias, o Templo apontava para todos os lugares, os sacerdotes apontavam para todas as pessoas, e sacrifícios apontavam para o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E agora, em Jesus crucificado, não somos mais aceitos por sacrificar animais, porque Cristo é o nosso cordeiro pois através do sangue de Jesus fomos lavados, curados, purificados, santificados. A lei apontava para Cristo. 

As pessoas preferem o caminho do lugar, do dia, da pessoa, do sacrifício. é mais fácil, talvez. é só copiar, não precisa doer. Essa é a justiça dos homens, a lei. Quem segue os mandamentos? (Pelo menos somos pecadores, e assumimos). Mas ninguém consegue obedecer a Deus, e por isso mesmo, Jesus se ofereceu como sacrifício definitivo. E agora vem o mais difícil: Como ser aceitos por Deus, invocar o nome de deus como nosso Pai, sendo pecadores? Paulo nos ensina: 
Confesse que Jesus é o Senhor da sua vida, pois com o coração se crê (justiça), e com a boca se confessa (salvação). 

Antes, para entrar na presença de Deus: levando o sacrifício, no dia lugar certos, entregando para o sacerdote. E hoje? Chegando á Deus em nome de Jesus, confessando e crendo que Ele é o Senhor e salvador da sua vida. Pronto. Os lábios confessaram o nome de Jesus, e esse é o "sacrifício de louvor".
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.