sexta-feira, 25 de maio de 2018

Tudo dá errado pra mim (pte.1) - Hb 2.4


Porque as coisas não dão certo? Ao olharmos, não vemos saída, e parece que Deus nada faz. Leia Habacuque 1.2-4. O profeta tinha a mesma reclamação. Então, temos um sentimento de derrota, muita luta e nada dá certo. 
"Até quando" - é a frase sintomática, porque nessas horas parece que Deus se cala. E quando fala, diz: "Vou mandar Babilônia!". Quando pensamos que Deus enviará refrigério, justiça, Deus manda remédio amargo, juízo, ou a Babilônia. Como assim um ímpio consertar um justo? É nessa hora que, assim como Habacuque, nos perdemos em quem é o Senhor e quem é o servo, questionamos e discordamos de Deus, como se Ele devesse uma explicação, ou ainda, como Deus falou comigo neste texto: "Acha mesmo que ama mais sua família que Eu? Acha que Eu quero divórcio na família?". No fundo, é isso mesmo. Porque a cura não veio, Senhor? Porque perdi meu emprego? Porque o milagre não veio, Deus? Está faltando o básico na minha casa...Meu casamento está um caos... Porque as coisas não certo para mim, Senhor? 

A resposta de Deus para isso é "O justo viverá pela fé" (Hb 2.4). Deus permite, assim como Habacuque, falarmos, desabafarmos, e depois que questionamos o amor, a paciência e a Graça de Deus, começamos a entender que não é pelo que vemos, nem pela situação vivida, não é pelo "sim" ou pelo "não" de Deus, mas é pela fé e confiança em Deus. Porque Deus enviou a Babilônia? Porque Israel estava em pecado, afastado de Deus. Se só frequentarmos as festas, o melhor da vida, jamais converteremos nosso coração a Deus.
Mesmo que aparentemente tudo esteja contrário do que gostaríamos que fosse, Deus nos criou, conhece nosso assentar e nosso levantar, sabe que somos pó, que nosso coração é enganoso, e que o povo naquele momento (e nós hoje) precisava. Arrependemo-nos, preparemos o caminho do Senhor, voltemos a Ele! 

Entendi que a palavra profética é: "Mergulhe em mim". Se não nos agarrarmos a Deus, não suportaremos esse mundo. Assim quando houve o tsunami na Ásia (1999), haviam mergulhadores que nada perceberam, a não ser os peixes que sumiram. Estavam mergulhados no oceano e só souberam da tragédia, milhares de mortos, depois que subiram para a superfície. 
A Igreja costuma ignorar o que acontece no mundo, e não se trata disso. Ser crente dentro da Igreja, é fácil. Não podemos nos omitir, mas devemos viver profundamente com Deus. O mundo está nojento de se viver (abusos, perversão, corrupção, sexo, injustiça, impiedade). Quem não estiver agarrado profundamente com Deus, não suportará as ofensas, prisões, afrontas e injustiças, diante dos nossos olhos, assim como Habacuque. E responderemos com ódio o que deveria ser amor.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.