terça-feira, 5 de novembro de 2019

Pobreza e injustiça (pte.3) - Mc 14.7



A culpa é de Deus? Se todas as riquezas do mundo fosse (re)distribuídas com equidade todos seriam ricos. O problema no Nordeste, por exemplo, não é a seca. É a cerca. Se as distribuições tanto de renda, como de bens e serviços, fossem justas, as lixeiras teriam a função apenas de guardar lixo. E a indústria da reciclagem não prosperaria à custa do pobre. 
A riqueza gera pobreza, quando devia subsidiar e dividir. A minha riqueza é a sua pobreza. Existem pobres porque existem ricos - onde a riqueza deveria atingir a todos, ser bênção, ela se torna o berço de todas as injustiças, a raiz de todos os males.
Sem rodeios, Tiago afirma em sua carta que os ricos oprimem os pobres: não há riqueza sem opressão. A desigualdade é mantida na base da violência contra o próximo. É simples pensar que o mandamento de amar seu próximo resulta na equidade.
A Igreja primitiva descobriu essa verdade e eliminou, ao menos, as maiores distorções sociais.

A vida dos ricos também é infeliz, é uma tragédia dentro do luxo. O rico tem tanto dinheiro, tanto dinheiro, que só tem dinheiro. O dia que perder esse dinheiro não lhe restará nada. O dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar. Pode comprar uma mulher, mas não uma esposa. Pode tratar sua doença no melhor hospital, mas não trará a vida perdida de volta. A riqueza material não é condenável, mas tem armadilhas para o espírito, e é difícil chegar ao céu, como Jesus diz (Mc 10.25).

Só a infelicidade é equivalente. Num mundo maligno, onde seu príncipe reina (vemos suas ações todos os dias), não será possível enriquecer sem ganância, abdicando da justiça. Riqueza e felicidade só estarão juntas no millenium, prova que poderíamos tê-los agora, nos dias de hoje.
Quando vejo famílias nos lixões, vivendo de recicláveis, vejo que falhamos. Deus fez sua parte. Agora, cabe fazer a nossa.


Graça e paz do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.