domingo, 19 de abril de 2020

Páscoa, legado de Cristo (pte.3) - Mt 21, 25, 26, 27 e 28

Sexta-feira - Jesus carrega Sua Cruz (Mt 27.1-56)
Neste dia, Jesus foi julgado pelos homens (Mt 26.47 a Mt 27.26). Açoitado a noite inteira até o momento que carregou Sua Cruz até o Calvário, onde entregou-se para morrer por nós. Horas intensas de dor. Talvez seja difícil compreender, mas todos nós vamos morrer. Uns por idade cronológica, outros porque optaram por seguir a Cristo, morrer para o mundo (Gl 2.20). 

Qual o ensinamento? 
Só há pão se o trigo morrer. Carregue a sua cruz acreditando que é preciso morrer para o pecado para que tenha a vida eterna.

Sábado - Jesus espera a sua hora (Mt 27.60-66)
Dia de descanso para os judeus quando cada família se recolhia para comemorar juntos, o êxodo do povo hebreu do Egito (Ex 12.11+ Ex 12.21). Para Jesus, já morto, esperava apenas estar "pronto" para Sua ressurreição no domingo (Lc 24.5). Tudo está consumado, ainda que tivesse que esperar o 3º dia para ressuscitar. Ao ler o texto é necessário mutia fé. Existem momentos na vida em que devemos apenas esperar em Deus, com muita fé. Esperar no homem, que ele faça algo por nós, é entrar em desespero (Sl 108.12).

Qual o ensinamento?
Depois de tudo, agora sabemos que esperar somente em Deus é o caminho. Só Ele transforma morte em vida eterna.

Domingo - Ressuscitar, viver uma nova vida (Mt 28.1-20) 
Uma luz mais forte que o sol surgiu, o túmulo foi aberto, e Jesus ressuscitou, vivo e cheio de glória. Agora, Jesus estava pronto, nada mais o impedia de executar seu propósito: Salvador - pois venceu a morte! Porém, a decisão de seguir e viver para Deus tem que ser acompanhada da morte, assim como Cristo, para este mundo corrupto. Esperar em Deus é, na exata proporção contrária, não esperar nada deste mundo. Viver para Deus é o mesmo que ter tudo o que precisamos. Chegou a hora de vivermos a vida mais que abundante prometida por Jesus (Jo 10.10)

Qual o ensinamento?
Ao morrer para este mundo, perceberá que nada mais tem sentido, se não for Jesus Cristo. Compreenderemos perfeitamente Paulo quando diz: "Viver é Cristo, morrer é lucro" (Fp 1.21)
Se quiser a vida eterna, e seguir Jesus, terá que morrer e carregar a vossa Cruz. Nesta caminhada, todo dia devemos receber a Cristo como único e suficiente salvador das nossas vidas, romper com as coisas erradas, aprender cada dia mais a Palavra de Deus, confiar na providência de Deus, viver em comunhão, morrer para este mundo, esperar em Deus e viver somente para Deus.

A via crusis ensina isso. 
Jesus deixou este legado, basta a você e eu, seguirmos.


Que Deus te abençoe, abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.