domingo, 19 de abril de 2020

Páscoa, legado de Cristo (pte.1) - Mt 21, 25, 26, 27 e 28


Páscoa. Sacrifício. Obediência. Morte e vida. O que Jesus fez, o que simboliza e seu significado na semana que antecedeu sua morte e ressurreição, e o que deixou como legado - tudo para que nos aprofundássemos a partir de sua ressurreição, pela fé no Filho de Deus.

Domingo - Chamado "domingo de ramos" (Mt 21.1-11)
O povo de Jerusalém aclamou Jesus como Messias, que gritando, anunciavam: "Bendito é o que vem em nome do Senhor", balançando seus ramos, entendendo-osno chão para que o Filho de Deus, sentado em seu burrinho, adentrasse Jerusalém, e como tal, recebesse adoração. Lembremos que Jesus já havia passado por Jerusalém, porém, o propósito de Deus deveria se cumprir neste domingo, ao assumir ser o Senhor do povo de Deus e receber todo louvor e adoração (Lc 2.11). 

Qual o ensinamento? 
Adorar a Jesus, o Cristo. A um Deus, só podemos adorar ou não - nada há mais para fazer. A necessidade em recebermos a Jesus como o Filho de Deus, único e suficiente Senhor e Salvador (Rm 10.9,10) confesso por nós (Fp 2.10,11). 

Segunda-feira - Jesus expulsa os mercadores do Templo (Mt 21.12,13) 
Mesmo tendo adentrado o Templo anteriormente e já ter visto o comércio ali (Lc 2.42-52), desta vez, agiu como Senhor, pois fora recebido como Senhor, contra aqueles que estavam transformando a casa de Deus em mercado (trocando moedas e vendendo animais para o sacrifício).
Além disso, um pouco mais adiante, nos v.18,19, amaldiçoa a figueira sem frutos, demonstrando claramente que uma vida sem frutos (Jo 15.1-5) não é o que Deus quer de nós.

Qual o ensinamento? 
Romper com as coisas erradas que, sem saber, o afastava de Deus. Romper com o pecado, procurar o arrependimento. Após receber o Senhor Jesus, agora é hora de buscar a santidade, para conseguirmos conviver com um Deus santo (Lv 19.2).

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.