sábado, 6 de novembro de 2021

Seja homem! (pte.6) - I Rs 2.1-3

Sempre usei o termo "coisificar" em referência aos tempos pós-modernos do homem. Nossa cultura tem desmasculinizado o homem, retirando do homem a voz ativa no casamento, afeminando o homem (faz sobrancelha, calça justa aparecendo o cofrinho, não havendo nada que não possa fazer, retira os pêlos do corpo, faz plástica, é vaidoso ao extremo, cabelereiro, manicure, hidratante, etc). Sabe o que é pior? Ouvir as mulheres dizerem que não tem mais homem por aí. Qual relacionamento resiste?

Estão alterando profundamente o homem que Deus. Não confunda machismo com virilidade, agressor com educado, porque não falamos disso. "Sê valente, seja homem" é ser imagem e semelhança de Deus. O homem não decide mais, não lidera nada, tudo é "fale com sua mãe". Deixará de ser homem aquele que não quiser mais tais responsabilidades.

Sabe quais eram as referências masculinas? Charles Bronson, Clint Eastwood, Arnould Schwsnegger, Sylvester Stalone. E hoje? Justin Bieber? Pablo Vittar? Mc Kevinho? Sou do tempo que homem que era homem não tomava mel, chupava a abelha.

Passou da hora dos homens marcar presença. Seja um sacerdote, aquele que busca. Apresenta o sacrifício, representa a família diante de Deus, ora e intercede pela família, julga as causas, carrega fardos, apresenta necessidades (Jó 1.5), é responsável pela vida espiritual da família, busca graça, misericórdia e perdão. Seja um profeta, aquele que recebe de Deus a direção e comunica à família o caminho certo, e eles confiam porque sabem que você é um homem de Deus. Discípula e direciona seus filhos, encuca a Palavra de Deus para que sua família jamais de desvie dela, faz culto no lar. O primeiro presente que deve dar aos filhos é o Evangelho de Jesus. Seja um provedor, aquele que leva sustento (alimento, educação, saúde e moradia) e absorve a responsabilidade da família. Foi Adão quem ouviu "do suor do teu rosto" (Gn 3.19), para que os homens sustentem o lar (não sou contra a esposa trabalhar, ok?). Para ser respeitado tem que estudar, ter competência. E ainda ser o protetor, estar presente, já que é natural do homem a proteção contra qualquer ameaça, seja física ou espiritual. A força é natural ao homem para que proteja a mulher e filhos, o lado frágil.

Proteja sua família amando sua esposa (Ef 5.22), dando prazer e alegria aos filhos (Ef 6.4). Ensine seu filho a ser homem: trocar um chuveiro, cortar a grama, tirar o lixo para fora, arrumar a fiação, trocar disjuntor, pintar a casa, arrumar uma bicicleta, brincar na chuva. A serpente, sinuosa, veio até Eva... onde estava Adão?

Vamos vencer essa crise, recebemos instrução para isso, não somos do mundo, somos seres espirituais. Sua família é seu 1º ministério. Ore, pois há muitas famílias vítimas do ataque do inimigo.


Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.