sexta-feira, 22 de março de 2013

Fé não é moeda de troca (pte.1)
I João 5:14-15 - "E esta é a confiança que temos nEle: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos"

Outro dia ouvi um pregador na Tv falar sobre esta passagem e as orações que fazemos. Não "como" orar, mas em "como pedir". Confesso que fiquei incomodado.
Ele tentava passar a idéia de que tudo o que pedirmos, Deus nos dará.

Isso esbarra na fé.
Porque sabemos que alcançamos. Essa certeza advém da fé que temos naquEle que colocamos a nossa esperança em realizar nossas necessidades. Se não acontece, é porque a fé foi pequena. Tenho dificuldade em acreditar nisso.
O foco pode ser "se pedirmos alguma coisa Ele nos ouve" - seja lá o que for.
Fiz uma escala:
1) Temos fé em Deus;
2) Podemos pedir qualquer coisa;
3) Deus nos ouve (certeza);
4) Se Deus nos ouve, alcançaremos o que foi pedido.

É simples. Deus é Deus. Eu acredito, peço e sei que Ele me ouve, por isso, sei que vou receber.
Certo? Não. O foco está distorcido.
O que foi pregado aqui é que Deus, é poderoso para fazer tudo. E isso, apesar de ser verdade, foi distorcido pelo pregador. Está errado. Não podemos colocar Deus contra a parede e exigir: "Sou teu filho. Não pedi pra nascer. E o Senhor me prometeu. Eu quero minha benção!" Ou "tome posse da sua benção".

Não há dúvida que, se eu pedir, Ele é poderoso para me dar. Foi assim que Jesus orou: "Eu bem sei que me ouves" (João 11:42). E ressuscitou Lázaro. Jesus disse ainda que sabia que Deus o ouvia. Tinha fé: "Se crer, verás a glória de Deus" (João 11:40).

A glória de Deus está na fé ou na realização do desejo?

Sim, porque as pessoas confundem Deus com o seu próprio desejo, com o que alcançam. Só cremos no milagre quando ele acontece. Na verdade, o milagre acontece no exato momento em que estamos orando e clamando. Se apenas crermos quando o milagre chega, seremos eternos pedintes.
Exemplo:
Uma viúva, trabalhava em sua terra com sua filha. Meses de seca. "Domingo vamos orar para Deus enviar chuva, filha". Mas não chovia. Na igreja, a menina ouve a mãe orar para que Deus abençoasse enviando chuva, senão morreriam de fome. No domingo, ao se arrumarem para ir à igreja, a menina diz: "Espera mãe que vou pegar o guarda-chuva!". E sua mãe: "Para quê? Nem está ameaçando chover!". Então, a menina diz: "Mãe, estamos orando e pedindo chuva. E se  Deus enviar chuva?".

Pergunta: Quem tem fé?

Estamos invertendo o processo: Nós, queremos ser o senhor, e fazer de Deus, o nosso servo. Não será Deus aquele que apenas realizar nossos desejos. Talvez um gênio da lâmpada, onde você esfrega e tem direito a 3 desejos.

"Porque Deus é o que opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13)

Que as pessoas possam ter fé, ao invés de barganhar com Deus.
(leia a continuação)
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.