quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa - Êxodo 12:1-28  
Páscoa, "pessah" no hebraico, apontam para 2 coisas:
1) Celebração da 1ªfesta (calendário bíblico) - Êxodo 12:11
2) O cordeiro (sacrifício pascal) - Êxodo 12:21

É importante entender que o povo judeu era um povo "duro de coração". Deus impôs sacrifícios e celebrações para que o povo, através dos tempos, fosse obediente. E a Bíblia nos mostra que este povo, nunca fora totalmente obediente. 


Não há dados suficientes do período pré-mosaico, mas os textos do AT nos dão informações de que a Páscoa é a celebração entre a família (sem culto, altares ou sacerdotes), sacrificando uma cabra/ovelha (em Abril). A carne deste novilho, fazia-se o banquete para família, e com o sangue do animal sacrificado, Deus determinou que o passassem nos umbrais das portas, identificando todo lar cristão, pois o Espírito de Deus passaria naquela noite e levaria todo primogênito do Egito. Esta seria a 10ª praga, e definitiva (Êxodo 11:4,5). Seria o sinal para que o povo hebreu fosse libertado da escravidão pelo Faraó.

Esse é o princípio que rege a Páscoa. Isso tudo aponta para Jesus.
Foi na Páscoa que Jesus foi crucificado e ressuscitou ao 3ºdia. E seu sangue, como o cordeiro citado, liberta o seu povo (cristãos) da condenação da morte (espiritual).

Por outro lado, não é pecado comer chocolate. Desde que pague o que comprou, não tem problema...

Não substitua o ovo de chocolate pelo sacrifício de Jesus. Nós, como sal e luz, temos que gerar fé. E o povo é tão incrédulo, que acredita que exista "ovo" de chocolate, e que foi um coelho, mamífero, que o colocou.
Mas a festa, o agrado, o companheirismo, a demonstração de afeto entre as pessoas, famílias e amigos, mesmo amparado pelo comércio, é importante.

Os amigos o abandonaram. A 6ªfeira é de traições, negações, abandonos. Há o sábado do silêncio, do traído, das dores, o choro dos que negam e o suicídio dos traidores. E o domingo é a vitória dos traídos através da Ressurreição.
A Páscoa nos fala de Ressurreição, sacrifício e libertação, a vida sobre a morte. Mas também nos mostra como somos: Se por um lado há poder para negar e trair, de outro, há poder para ressuscitar através do perdão.
Quem nunca foi traído? Por um ou vários amigos? O perdão ressuscita os que se suicidaram ou nos traíram. Sim, eles tinham "amor" por nós, daí a traição, porque só dos inimigos você espera, dos amigos, não.
Até involuntários são pois não atingiria diretamente a nós, mas com certeza, salvaria a própria pele. Pensam que, como você é "espiritual", nada vai te acontecer, afinal, você é forte.
A gravidade e intensidade desta traição são destrutivas.
Há traições que negociam você - como Judas.
Há traições que negam você - como Pedro.
E há traições que fogem de medo de você, tipo: "De que adianta estar com ele, se perdeu a chance de continuar sua vida aqui?"

A Ressurreição é o perdão para aqueles que se fizeram de morto para você, mas pela Graça em seu coração, foi lhes devolvido a vida. A morte é vencida pelo perdão, que só é perdão, pela Ressurreição. Aos traidores, oferecemos um mundo novo, em amizade, assim como Jesus fez com seus amigos.
Está enganado se achar que nunca será traído. Até os melhores amigos. Se não sabe disso, não aprendeu o que é ter amigos e mantê-los. Só há um, amigo, que jamais traiu (em pensamentos, palavras ou ações).
Acha também que nunca traiu ninguém? Vendeu ou negou alguém? Quando, no silêncio, aceitou passivo a acusação sobre o outro, criticou, cobiçou sem possuir, fez parte de algo que, até involuntariamente, atingiu a vida do outro?
É nessa hora que o galo canta...
O canto do galo é para nos avisar que estamos nos afastando de Deus.
Essa é a nossa Páscoa. Perdão.
Não cantamos: "Não mais eu, mas Cristo vive em mim!"? Assim como Jesus, devolva vida aos seus amigos. Porque pela fraqueza de caráter, vergonha ou sej lá o que for, se ausentaram. Exerça o poder da Ressurreição praticando a Graça do perdão, devolvendo vida a muita gente que se sente morta. Sim, acontece bem ao seu lado.

A traição nos transforma em estátua de sal.
O perdão, pela Ressurreição, dá vida. E em abundância.
Que sejamos perdoados.

Feliz Páscoa para você!


NaquEle, que ressuscitou para nos perdoar, eternamente!

Um comentário:

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.