terça-feira, 19 de março de 2013


Ser livre - Romanos 12:2
Ezequiel foi profeta do exílio de Israel. 430 anos o povo cativo. Centenas de gerações nascidas nesse período. Deus levanta Moisés. Até que Deus feriu o primogênito, então o Faraó os libertou. Ser escravo é muito mais fácil que ser livre.
Quando se diz a um "crente' que ele pode fazer tudo, ele se perde. Sim, tudo posso, mas nem tudo me convém. Mas tem que ter regras, senão...
Ser escravo tem limites, mas se obedecer, nada acontece. Não precisa nem pensar. E ainda diz que está dentro da "vontade de Deus".
A vontade de Deus não é que sejamos escravos, mas "livres", em Cristo Jesus.
E ser "livre" constitui um papel ao qual não sabemos qual é o nosso limite.
O pastor diz que não posso cortar o cabelo? Não corto.
O pastor diz que tenho que andar com a Bíblia debaixo do braço porque ela é sagrada? Eu ando.
O pastor diz que tenho que usar terno e gravata? Eu uso.
O pastor diz que eu não posso raspar nada? Eu não raspo.

Quando não se tem muros que nos limitam, nos perdemos.

"Tudo posso mas nem tudo me convém" (I Cor 6:12), é ter plena consciência de quem é e quem é Deus.
Você não adora a Deus no dia do culto (seja lá que dia for esse culto). Você vai celebrar a adoração de todos os dias da semana (de segunda a domingo). Porque você não adora somente no domingo, dia de culto. Na 2ªfeira o velho homem volta? Pelo menos, não deveria voltar.
Adoramos todos os dias, e no dia do culto, vamos celebrar, no ajuntamento, como igreja. Isso também é ser livre. Livre para adorar, quando e onde quiser.

A religião (letra) mata. O Espírito vivifica.

Penso que as igrejas imaginam que quanto mais usos e costumes, melhor. Não. Porque Deus olha para dentro. Por isso quando olhamos um presbítero, olhamos o marido e o pai que ele é. Ou um pastor, olhamos o gerente que ele é na empresa.
Então, quando puder fazer o que quiser, a pessoa entra em desespero, porque ele não sabe o que é isso. Mas o que ele fará quando ninguém estiver olhando?
Sim, porque ele não pode, mas Deus pode.
Ele não consegue, mas Deus consegue.
Ele não sabe, mas Deus sabe.
Para de dizer que você consegue, que você vai parar, porque não vai.

Quando vemos alguém afastado da igreja, provavelmente deve estar pensando: "Eu não mereço estar aqui. A minha carne é fraca. Eu não consigo...". Mas quem consegue? Quem é o "santo" nesta igreja?
Jesus disse: "Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os que estão doentes" (Marcos 2:17). Estão no lugar certo: na igreja. E muitas vezes ele está sendo mais sincero que a igreja inteira. Julgamos aquele que vai embora, abandona a igreja, e nos colocamos acima do bem e do mal, colocando dedo na cara e ainda pensamos: "Enquanto eu atiro a pedra, tira a atenção de mim!".

Deus nos dá liberdade mas nós não sabemos agir. O dia a dia está mostrando que não aprendemos a ser livres, e sim, que precisamos de um vigia para não errar. Alguns podem dizer: "Sim, precisamos do vigia, que é Jesus. Sem Ele, pereceremos!".
Só esquecem de uma coisa: Jesus já veio e fez tudo o que poderia fazer. O que mais Deus pode fazer por você, que já não foi feito?

Ser livre é o contrário de ser escravo
É não conseguir parar, mesmo sabendo que, o que se faz, nos faz mal. Isso é ser escravo.
Ser livre não é fazer o que quer. Tem gente que faz o que quer e não é livre.
Ser livre é dizer "não" para tudo o que nos faz mal.
Escolhe-se o bem, ao invés do mal. Isso é ser livre.

As pessoas pensam que ser "cristão" é estar preso, não poder fazer nada. É exatamente o contrário. Não somos governados pelo que nos dizem para fazer:
- "Fume isso!"; "Vamos tomar isso!"; A moda é essa, use!"; "Ele nos ofendeu, vamos matá-lo!"; "Obedecer nada. Vamos fazer o que quisermos!"
Estes sim, estão "presos", porque faz mal a ele mesmo. fazer o que se quer, é fácil.
Quero ver se humilhar e fazer a vontade de Deus...

Quanto mais obediente a Deus, mais livre.
Quanto mais independente, e dependente de você mesmo, mais escravo.
Escolhe...


NaquEle, que ainda nos permite provar a sua vontade, que é boa, agradável e perfeita.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.