segunda-feira, 25 de março de 2013

Fé não é moeda de troca (pte.2) - I João 5:14,15

(continuação)
No texto acima (tirado do jornal IURD edição de Nov/2011), dizer "segundo a sua vontade", está fora de cogitação. Porque não é dito que Deus é soberano. Essa "vontade" citadanão é a nossa. Não é "se" pedirmos, nem "como" pedimos. Ele ouve. Ele pode. E eu sei que vou alcançar.
Certa vez, uma mulher falou de seus problemas, e eram muitos. No final, perguntou o que eu achava. Sem o que dizer, respondi: 
- "Agradeça a Deus por tudo isso". Ela quase enlouqueceu.
- "Como? Eu digo todos os meus problemas e você me diz para agradecer? Ficou louco?".
- "Sim, eu e o Paulo. Não foi Paulo que disse "Em tudo dai graças!" (I Tessalonicenses 5:18)

Não é colocando Deus contra a parede. Nem dizendo: "Deus...se não me der o que eu quero, eu vou embora!", como se Deus precisasse de nós.

Mas é isso que estão ensinando hoje.
Existe uma prerrogativa: "se" Deus quiser; Portanto:
- Não temos o controle;
- Não podemos determinar;
- Não se trata de posse, porque não é "nossa" (a vontade);
- Ele é soberano, pois é a Sua vontade.

Alguém pode dizer: "Ah, eu não sei qual é a vontade de Deus pra mim?".

Sempre cito esse texto:
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei todos os seus pecados e sararei a sua terra. Agora estão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos para as orações desse lugar" (II Crônicas 7:14,15)

Esse texto é tão significativo quanto I João 5:14,15.

Deus deixa claro o "se", totalmente condicional para quem crê. Veja também que a oração é assindética aditiva ("Se...e isso...e isso...e isso..."), deixando claro que é necessário somar os 4 fatores para só entãoDeus te abençoar.

Outra:

1) Para ouvir a vontade de Deus, você precisa parar o que estiver fazendo, e orar. Melhor: ouvir através da oração;
2) Deus pode falar conosco de mil maneiras. Um louvor, uma pessoa, uma palavra, uma mula. Ainda assim, a Palavra de Deus é a principal fonte para que ouça a Deus. E para ouvir a vontade de Deus, tem que haver intimidade, e intimidade só vem com relacionamento. E relacionamento você só tem com quem conhece. Procure conhecer a Deus;
3) Apesar de Deus ter mil maneiras de falar conosco, nós só falamos com Deus através da oração.

O que foi deixado de lado pelo pregador, no texto "segundo a sua vontade" (v.14), é que aguardaremos sim, e faremos tudo para obter o favor de Deus. Aguardar em Deus não é, jamais, obrigar Deus a nos ouvir e nos atender. Essa determinação não existe, nem tem base bíblica.


Isso mostra que não estamos preparados para ouvir "A minha graça te basta" (II Coríntios 12:9), concorda?
Sim, porque a soberania ainda é de Deus, mesmo que algumas pessoas do nosso "meio" não queiram (veja a foto acima).
Se líderes se revoltam, não aceitam os desígnios de Deus, imagina uma ovelha que foi mal instruída e não compreendeu o Evangelho?
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor" (Isaías 55:8)
Muitos, tanto os que estão dentro quanto os que estão fora da igreja, estão se afastando, devido aos maus exemplos. E os que estão fora, por nossa causa, os "crentes", ainda riem de Deus. E aquela pessoa que foi á igreja, ensinaram que ele receberia sua benção, mas era para ele determinar, tomar posse, fazer campanhas, etc. Não recebeu, não entendeu e abandonou a fé.

"Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2)


Deus, um dia, falou comigo: "Filho...se você estiver debaixo da minha vontade, por acaso, não farei eu o que tu me pedes?". Só depois disso aprendi a orar: "Senhor, que eu esteja debaixo da Tua vontade. Porque não há lugar melhor que a Tua vontade sobre mim. E que, se eu não estiver nela, fala comigo. Me mostra o caminho. Me ensina a voltar de onde eu caí, para que jamais me afaste da Tua presença. Porque sem ela, eu nada sou!".


Não coloque Deus contra a parede. Ele não te deve nada. Se coloque debaixo das suas asas. E verá Deus agir.



Deus tenha misericórdia de nós, apesar de nós.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.