terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O que devemos ser como igreja? - Mateus 7:21-23

Quem profetiza, expulsa demônios e faz maravilhas, está fazendo a obra? Sim. E o que Jesus quis dizer no texto citado? Que a igreja dita "do Senhor", segue a Cristo e reconhece em Jesus, o nosso Senhor e único Salvador. Tem a mesma revelação que Pedro: "Tu és o Cristo, o filho de Deus" (Mateus 16:16). 

Jesus ainda disse que faríamos coisa maiores. Pouco importa se você defendeu a igreja contra os ímpios que a atacam. Ou conhece a Palavra de A a Z. Ou, conforme citei, expulsa demônios, opera maravilhas ou profetiza. Porque a igreja do Senhor tem características próprias e não é isso que nos levará á Salvação. Através das obras Deus olhará nosso coração. 

Então é possível uma pessoa fazer tudo isso e não entrar no Reino de Deus? Sim. Jesus deixa claro que "sim". O que pode nos afastar de Deus é nossa iniquidade (v.23), se opõe á "equidade" (ou igualdade). Não amar o próximo, por exemplo. Responder como Caim: "E eu sou lá guardador do meu irmão?" (Gênesis 4:9), lembrando que Caim foi o primeiro homicida da história. 
A oração ensinada por Jesus, diz: "Pai nosso...", porque Ele é o mesmo pai de todos nós.
Uma pessoa "iníqua" é alguém que pratica a desigualdade, a injustiça e a soberba, o orgulho, o egoísmo, tem o coração perverso e maus propósitos. 

Uma pessoa pode expulsar demônios mas ser "iníquo"?
Pode profetizar e praticar a iniquidade?
Fazer maravilhas e ser iníquo?
Sim, porque tudo isso é dom de Deus, não vem de nós: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o realizar, segundo sua boa vontade" (Filipenses 2:13). O poder de Deus não atesta conduta errada. Ter um piano em casa não o torna um pianista. Estar na igreja não é ser igreja. 

Se "o mundo jaz no maligno" (I João 5:19), quer dizer que as coisas pertencentes a esse mundo são dele (I João 4:5). a única coisa que jamais poderá pertencer ao inimigo é a igreja (Mateus 16:18). A resposta correta é "sujeitai-vos  a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). 

Não se venda. Não abaixe a cabeça. Resista, aprenda a usar as armaduras de Deus (Efésios 6:10).
Mas, se sabemos, o que é ser igreja?
"Revesti-vos como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros; se alguém tem queixa contra o outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isso, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" (Colossenses 3:12-14).
Isso é ser igreja.
Sejamos como indivíduos, mas principalmente, como comunidade. Somos a igreja do Senhor, independente da denominação. Como ouvi de um pastor amigo: "Estamos no mesmo propósito".
nenhuma desavença pode nos dividir. Porque é isso o que o mundo quer. É isso que o inimigo quer. Pastores, como muitos que vejo, saem da igreja onde estão e abrem a "sua" igreja. Não quero entrar nessa seara, se Deus mandou, amém. Mas geralmente, é porque ele quer do jeito dele. Então começa a divisão. Igreja dividida não prospera: "Todo reino dividido contra si mesmo é devastado" (Mateus 12:25).
Um pastor muito querido disse: "Não quero abrir minha igreja ou outra igreja. Por estatística, 90% dos frequentadores, são oriundos de outras igrejas. E se saíram de lá, um dia, sairão da minha igreja também. Porque o que procuram não está fora, e sim, dentro deles. E nunca acharão. A igreja é do Senhor Jesus, não minha. Para quem é rebelde, nunca estará bom. Não é pra isso que estamos aqui".
Achei digno. 

O que caracteriza um cristão? "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35).
Então a marca do cristão NÃO é Bíblia debaixo do braço? Não.
Não é falar língua estranha? Não.
Não é pela roupa nem cabelo? Não.
O que caracteriza os cristãos, em todos os tempos, é o amor
Amar, independe se é amado. Eu não te amo só se você me ama. Eu te amo independente se você me ama. Eu te amo por decisão, não porque você me ama. Sim, amar é racional, é uma decisão. Assim como não amar. 

Você poderia trocar o cálice com o teu irmão na ceia do Senhor? 

Para finalizar, um texto que gosto muito e é o que temos que buscar: I Timóteo 3.
Leia.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.