sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Pai nosso (pte.1) - Mt 6.9-13



Orar a Deus, em nome do Filho, sob intercessão do Espírito Santo. Ao dizer "Vós orareis assim", ensinando-nos a orar, Jesus está dizendo que a oração não é passe de mágica, como se fosse um 'abracadabra', nem dizer "Em nome de Jesus", como uma chave que abre aquela porta que tanto precisamos e queremos.
Não é manipulação, segundo a nossa vontade, como coagindo Deus com as nossas lágrimas, obras mortas, nossas virtudes humanas ou nossa fé. A oração ensinada por Jesus brota do coração, quase derramada, em discernimento. É cosmovisão, transcende as palavras e alcança Deus.
Medite nisso: Porque ora? Para quê ora? O Evangelho nos ensina sobre o Reino de Deus que chegou permitindo conhecer as boas novas: viver em comunidade, partilhar e dividir, amar o próximo, servir, etc.

"Pai nosso que está nos céus, santificado seja o vosso nome"
Os céus são do Senhor, mas a terra, deu aos homens. Chamar Deus de PAI é um privilégio, pois Deus permite que todos o chamem de PAI, nos colocando como iguais, em direito e dignidade - é o único momento em que todos somos mesmo iguais.
Se o PAI é nosso, é porque temos irmãos, e assim, foi restaurado o relacionamento entre pai e filho (Ml 4.6), como família - hoje tão sucateada e apedrejada. Eis o sonho de Deus para nós - uma vez que o irmão nosso, hoje é visto como concorrente e adversário.
Além disso, nos céus há paz, harmonia, sabem que é Deus, aclamam dizendo "Santo, Santo, Santo", tudo está em Seu controle, até o mal. Tudo conforme a vontade de Deus. Porém, aqui na terra, o nome de Deus não é santificado. Não há paz e Seu nome é profanado - há dúvidas se Deus existe mesmo (Ez 36.23-25). O nome de Deus é jogado na sarjeta, confundido com outros deuses.
E quando o nome de Deus é santificado?
Quando vivemos em obediência para nos conformar à Sua vontade, e como é feito no céu, santificar Seu nome aqui, entre nós, na terra.
Para que o nome de Deus seja santificado, venha o Teu reino... Faça a Tua vontade... Nos alimenta, física e espiritualmente... Perdoa-nos e perdoaremos... Não nos deixe cair em tentação... e nos livra do mal.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.