sábado, 10 de novembro de 2018

Redes sociais (pte.2) - I Cor 10.23

Férias na praia é uma delícia, mas postar fotos destas férias dizendo "Deus tem nos abençoado", pode não necessariamente, louvar a Deus. Tudo (até dinheiro) é espiritual, mas edificamos alguém ou estamos dando um tempinho em ser cristãos - porque não é fácil ser cristão... Precisamos repensar nossa vida cristã e para edificar requer altruísmo, reflexão. 

Ao postar nas redes sociais sobre a corrupção de políticos, por exemplo, exige de nós uma base moral profunda, caráter, e além de tirarmos a justiça das mãos de Deus, trazendo para nós mesmos como "paladinos da justiça", não honramos a autoridade estabelecida sobre nós (I Pe 2.17). Honrar não significa anuência.
Ao declarar o colapso da civilização (e é isso que tenho visto durante e após as eleições) promovemos preocupações, tanto com o futuro quanto a nossa confiança no Senhor (Mt 6.34) pois colocamos Deus em xeque. 

Há posts com total falta de modéstia: posições ou opiniões sobre a fé do outro, a posição política do próximo, a prática religiosa do ateu,e até pessoas colocando-se acima dos outros - acho que encontramos os semideuses. Famílias, filhos e pais, irmãos de sangue, em passeios, praias e jantares, inimigos pelas redes sociais, fugindo da única forma de glória que nos é permitida (Jr 9.24) - a Glória de Deus. 

O post pode refletir humildade considerando sempre o outro superior a nós (Fp 2.3). Se é feito com ambição, orgulho e egocentrismo, não é o padrão de Cristo. 

Querer atualizar sempre a foto foto do perfil, entrar nas redes sociais durante o expediente de trabalho, deixar de cumprir seu papel enquanto família, nem ao menos o chamado do Senhor, tem tudo a ver com seu perfil moral, ética e caráter, pois é assim que mostramos quem somos. Debates, dificilmente geram amor, e a resposta branda desvia a raiva (Pv 15.1). As redes sociais promovem rusgas e brigas, egoísmo e narcisismo, destroem famílias e amizades, suscitam pecado. Perceba se, ao entrar nas redes sociais, alguém pode sentar ao seu lado e ver o que faz, o que conversa, o que posta, ou tudo tem que ser em segredo, no escuro.
O Evangelho deve ser multiplicado, inclusive, se for necessário, fale de Jesus. Mas não confunda a mente nem o coração de quem está vendo o seu perfil.


NaquEle, que nos conhece, do sentar ao levantar, do falar ao deitar, sabe todos os nossos caminhos, e nada podemos esconder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.