sexta-feira, 9 de julho de 2021

Religiosidade (pte.1) - Sl 95.1-11

Li, aprendi e entendi que, a religião é um conjunto de crenças e ritos sobre seres superiores, onde os fiéis (os que creem) desenvolvem uma relação de obrigações e benefícios. Esta afirmação é de Otto Maduro, sociólogo, que mostra nos dias atuais o fenômeno religioso, bíblico inclusive.

Assim, o Evangelho é a superação da religião.

Minha visão é que, nesta religião aplicada hoje (bíblica inclusive), Deus está distante, nos céus, lá em cima, e os fiéis aqui embaixo, cumprindo suas "obrigações" para ter acesso ao todo-poderoso, e se cumprirmos nossas "obrigações", Deus nos abençoará. Mas o contrário também é verdadeiro: se não cumprirmos, nem formos fiéis em nossas obrigações, seremos amaldiçoados. Observe que não falo de uma prática de fé ou religião. E esta é a lógica que alimenta a estrutura religiosa vigente nos dias atuais, que ainda constrói mecanismos de manipulação dentro deste sistema. O lema é: "Seja fiel e obedeça, caso contrário, será amaldiçoado. E ainda que se esforce, jamais serão fiéis". O que fazer? A resposta é compensação.

A religião oferece, desde os primórdios humanos o mecanismo de compensação, o sacrifício. Ao oferecer sacrifícios a Deus (e fomos ensinados assim) que está irado devido ao nosso pecado, oferecemos o sacrifício de animais, o que vai aplacar Sua ira - no Antigo Testamento há a descrição de todo processo sacrificial proposto à religião judaica. Um Deus satisfeito continuará a abençoar Seu povo. As pessoas não entenderam que, sim, Deus ensinou a fazermos isso, porém, a adoração hoje mudou: não existe mais sacerdote para oferecer sacrifício certo, nem lugar certo, nem dia certo - Jesus foi o sacrifício vicário de uma vez por todas! Aleluia!! Um exemplo claro é a história de Jonas (Jn 1.3-16). A lógica da religião está tão profundamente enraizada em nós, a ponto desta compensação, seja ela bênção ou maldição, fazer com que sejamos escravizados e manipulados. Mas Jesus Cristo não nos libertou? Porque a lógica da religião quer nos escravizar? E isso nada tem a ver com fé em Deus, acreditar em Sua Palavra e desígnios, nem crer na morte de Jesus na Cruz para nossa Salvação. Como diz um pastor que gosto muito, a religião se não te pega no medo ou na culpa, te pega na ganância. Pior, ela primeiro cria, depois devolve o que a demanda criada por ela mesma, pede.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.