domingo, 15 de julho de 2012

Servo bom. Servo inútil.
Mateus 25:14-30 e Lucas 17:7-10
Em Mateus, o servo bom confia na Graça, tem gratidão por Deus estar com ele. Não se envergonha de ser quem é, mostra que a Graça e seus dons estão com ele. Tudo vem da alegria de servir e viver. Seu viver ainda é baseado em ser um presente que serve.
Já o servo inútil recebe um castigo.

Ele acredita em Deus - com raiva. Projeta em Deus sua raiva, de ser e existir. Crê em Deus, fato inegável para ele, mas não o suporta. Porque vê Deus como cruel e inimigo da alegria. Por isso, transfere para Deus, o criador, sua visão mesquinha e egoísta  da vida. Busca não perder o que é de Deus, mas não consegue entender que Deus, não quer seus dons de volta. Mas sim, que esse servo cresça, conforme a confiança em Deus, em amor, á estatura do varão perfeito, pois Deus nunca dá sem pedir depois, e nunca pedirá mais do que este servo tem capacidade de desenvolver.
Não cresce em Graça (Espírito Santo) nem conhecimento (Escrituras).

Em Lucas, o servo inútil é pago para fazer suas responsabilidades, mas ainda assim, quer que o patrão se levante para agradecer. É o tipo do assalariado que NUNCA é voluntário para nada, mas quer que os outros sejam gratos por ele fazer aquilo que é pago para fazer.
Este é o servo inútil: funcionário do Bem mas que nunca será voluntário do Bem.

O servo inútil ainda esconde, com raiva, a chance de servir (Mateus) e acha que a vida tem uma dívida para com ele (Lucas). Realiza aquilo que lhe pagam, mas não se dispõe a servir sem pensar em recompensa.
O servo inútil recebe o dom da Graça mas o enterra, alegando que servir a Deus é difícil. Quer ser visto como herói, quando cumpre apenas o que é sua obrigação. Não consegue ver como "pagamento" a Graça derramada.


Geralmente os amargurados dizem, com orgulho: "Não fiz nada. Mas também não atrapalhei. A vida cristã não é fácil!". E os legalistas: "Fiz tudo o que me mandaram, mas onde está o reconhecimento?". Alguém já ouviu isso?

Preste atenção. Ambos os textos nos dão a consequência em ser um servo inútil:


Mateus 25:28-30 - "Tirai-lhe, pois, o talento; e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Lucas 17:10 - Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”.

Se algum dia nós estivermos com raiva de Deus, por amargura da vida, ou se fizermos as suas obrigações  pensando “o patrão deveria me agradecer”, lembre que egocêntricos, narcisistas, legalistas e fariseus não recebem nada de Deus.

O servo bom é aquele que sabe que é inútil, e justamente por esta razão, vê em toda chance de servir, um presente.


NaquEle que morreu por nós

Um comentário:

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.