terça-feira, 12 de maio de 2015

A cana e o pavio - Isaías 42:1-4/Mateus 12:18-20

O que admiro em Jesus é que em poucas palavras, Ele diz muito. São 2 (duas) metáforas: cana quebrada e pavio fumegante. A cana, por ser frágil, se quebrada, podia ser jogada fora. Ainda que sem miolo (bambu), poderia virar uma flauta.
O pavio, usado nas lamparinas enquanto há óleo, emanava luz. Quando o óleo acabava, o pavio produzia fumaça escura e mal cheirosa.
Falamos aqui de Jesus. Isaías 42 falava do Messias, 700 anos antes e como seria, e Mateus 12 falou da promessa cumprida. Em Isaías, a mensagem era clara: Cristo não viria para forçar as pessoas a ouvi-lo. 

O mundo moderno está cada vez mais difícil de viver. O custo alto dos serviços, aumento do consumo, as pessoas não pensam duas vezes em comprar produtos novos em substituição aos antigos. Consertar o que se estraga não compensa financeiramente, muitas vezes é mais barato comprar o produto novo. Além de manter o "status" da sociedade - "comprar". Mesmo que você compre o que não precisa, pague com o dinheiro que não tem, mostre para pessoas que não gosta, aquilo que você não é. Isso é status.
Se você é cristão e percebe que no meio em que vive, há pessoas que são canas quebradas e pavios que fumegam, peça para o Senhor te usar e através da Graça derramada sobre ti, o amor transborde em gestos, palavras e ações, mostrando que em Jesus Cristo há vida e restauração para elas. 

Muitos estão na igreja, mas como a cana, estão quebradas (palavras duras, traição, imaturidade, sonhos fracassados). Não consegue mais ficar em pé.
O passado de uma pessoa não impede o trabalhar de Deus em sua vida. Nós, homens, queremos saber o currículo dessa pessoa, o que ela fez. Deus se interessa pelo futuro dela, pelo que ainda poderá fazer. A boa notícia é que Jesus, não esmaga a cana quebrada, não descarta pessoas consideradas sem valor, mas as restaura, e assim como a cana/bambu sem miolo, vira flauta, essas pessoas serão música para o Senhor.

Em algum lugar, Deus vê os pavios ardendo. Esses pavios antes estavam em chamas e fervor nos propósitos de Cristo. Mas hoje em dia, apenas fumegam. Cristo não apaga o pavio que não ilumina mais, apesar de sua fumaça mal cheirosa incomodar. Mas Ele dá oportunidade de reacender a chama novamente. Deus não desiste de nós. 

Alguns cristãos estão como essa cana cascada, só servem para serem esmagadas, pois não produzem nenhuma flauta, nenhum som.
Outros, como pavios fumegantes, podem não mais produzir luz para iluminar o ambiente, mas o Senhor ainda os fará reacender, pois não "não apagará o pavio que fumega". Ao contrário, a misericórdia será derramada e a graça deliberada sobre todos, inclusive às canas e os pavios. 

Encontraremos muitos que querem esmagar, e até encontram base para fazê-lo, mas Deus age diferente.
Se você se considera alguém que é uma cana quebrada, que não produz mais música, ou apenas um pavio que fumega, saiba: em Cristo, há vida e restauração te esperando. Vem. Tenta... Eu fui. 

Descobri que Deus tem prazer em recomeços, reinícios, o que parecia completamente perdido, Ele é especialista em restituição. Sua especialidade é o impossível.
Dá vida a ossos sequíssimos. Repito: por mais fragilizada que esteja a cana, Deus "não esmagará a cana quebrada e não apagará o pavio que fumega" (Mateus 12:20). Ao contrário, endireitará com amor a cana, sarará a ferida e recomeçará com ela uma nova vida - "Até que faça triunfar o juízo" (Mateus 12:20).


NEle, onde sempre é tempo para reiniciar e recomeçar a viver.

2 comentários:

  1. Que bênção essa explanação!
    Deus continue te iluminando e abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Vamos continuar crescendo em Graça e conhecimento, querido!

    ResponderExcluir

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.