quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mudanças geram medo (pte.1) - João 14:26,27



Nossa vida é marcada por mudanças, a todo momento. Nem sempre são boas. Algumas trazem alegria, outras trazem mudança de emprego, de endereço, pessoas que vem, outras que se vão. Tais coisas não nos são anunciadas para que nos preparemos. A impossibilidade de não sabermos o que acontecerá no próximo segundo, causa ansiedade. Ou medo. Muitas pessoas tem medo da morte pois consideram o fim de tudo. E não prevemos quando será a nossa vez.
Mas para quem crê, a vida é tranquila. Jesus nos garantiu que teríamos aflições no mundo, mas para confiarmos, pois Ele venceu o mundo. Se somos cristãos, venceremos também.
Poderemos até pedir paz e tranquilidade, mas, sinto lhe dizer: não receberemos. Jesus surpreendeu até os discípulos, pois esperavam calmaria, mas também não receberam. Jesus lhes disse: "Vou partir" - enquanto ainda acabavam de viver a celebração de Páscoa, uma ceia tranquila, partiam o pão e o vinho, estavam otimistas com o que estavam vivendo ao lado do Mestre. Essa notícia, de que Jesus os deixaria, os abalou, os pegou de surpresa, como a nós hoje em dia, diante de algo que não esperamos: "Muitos caminhos o homem deseja, mas só há um desígnio do Senhor" (Provérbios 19:21). Uma mudança nos planos nos abala emocionalmente, nos coloca numa situação inesperada. Ao lermos o texto de João 14, vemos que Jesus promete um "Consolador" - o Espírito Santo - como um estabilizador, nos momentos de mudança, como na oscilação de energia, o estabilizador mantém tudo para que continue a funcionar normalmente, sem danos. Assim é conosco. Ele nos consola, nos estabiliza, e nada nos abalará, porque temos alguém por nós. O Espírito Santo nos consola diante de situações adversas para experimentarmos a verdadeira paz do Senhor. 

A promessa de paz do Senhor Jesus é estar presente em nossas vidas "até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20), em meio às mudanças e imprevistos que experimentaremos. Isso nos dá paz! Ter fé. Em quem? No Filho de Deus e sua promessa de que estará conosco, em nossas vidas, é suficiente para afastar o medo que atormenta nossos corações. Tenha certeza de que, mesmo quando tudo muda em nossas vidas, a presença de Deus se mantém inalterada. 

Por outro lado, ainda falando de mudanças: E Deus, mudou sua vida?
Mudanças são parte da estratégia de Deus para nossas vidas. Ele nos usa ("Eis-me aqui") para transformação do mundo, através da Graça. Há muitos exemplos de mudanças na vida de pessoas, que a partir disso, mudaram o mundo: José (de irmão caçula a príncipe do Egito); Gideão (de fazendeiro a general); Davi (de caçula, pastor, a rei de Israel); Paulo (de rabino perseguidor de cristãos a evangelista, responsável por quase 90% do Novo Testamento).

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.