quarta-feira, 13 de maio de 2015

As pedras clamarão - Lucas 19:40



Conhecer o Evangelho já é um privilégio. Ministrar jamais será uma obrigação de Deus contra mim. O mandamento "Ide, pregai o Evangelho a toda as pessoas"(Marcos 16:5) é graça em fazer-nos colaboradores de Deus, semear o bem na terra, apesar de ser quem somos. Não que sem o homem Deus não se comunicaria. Deus não escolheu os anjos para essa função, mas os homens. Porém, quando estes homens não pregam, até as pedras clamarão. Se os homens não levarem a Palavra de Deus, tudo o mais pregará: A natureza, os rios, os jumentos, as mulas, os ossos, e até as pedras.
"Por toda a terra se faz ouvir a sua voz" (Jó 37:4). 
Hoje, neste dia, Deus está falando.
Está falando nas montanhas do Nepal, nas ilhas isoladas do Pacífico, nas regiões desertas do sertão nordestino, nas tribos da África, com os índios puros, fala também ás prostitutas, traficantes e rebeldes que se deram ao pecado, a noite toda, fala também aos crentes. Porque Ele fala em toda extensão da terra. 
Deus fala através de sonhos, visões, fala pela consciência viva, pela memória de algo bom, recordações que trazem alegria, através dos bons conselhos, do bem que é gerado pelo Espírito Santo, sabedoria essa que é derramada sobre todos os que amam a Deus, porque Ele nos escolheu primeiro, é silencioso, como no olhar do seu filho(a), através da lágrima de uma mãe, pelo esforço suado de um pai, pela solidariedade do samaritano por alguém desconhecido, através do sussurro suave no ouvido da viúva de que ela não estará só, fala ao presidiário para não temer pois há alguém por ele, assim como fala ao menino solitário num orfanato que ele foi escolhido desde o ventre da mãe, fala através da estrela conduzindo os reis àquela criança que nos libertaria. Como sempre, Deus fala no silêncio, no íntimo, quase em segredo com quem ama, como um Pai que a pessoa nem sabe que tem. 

Deus é e Deus está. Obrigado, Senhor, pelo privilégio de estar engajado nessa aventura, e contar a todos do Teu amor aos homens. 
Se necessário, usarei palavras. 
Mesmo que não acreditem, jamais poderão dizer que nunca ouviram, serão "inescusáveis", segundo Paulo. E eu sou o maior beneficiado antes daquele que possa dar ouvidos.
Não posso considerar isso uma obrigação. Jamais! Falar da Palavra de Deus, cantar, louvar e tocar meu violão (mal tocado, é verdade) é uma alegria! É minha impossibilidade, minha paixão, meu maior sentido de vida, pois quando minha família se junta, geralmente nos fins de semana, a primeira coisa que faço, é louvar. É falar de Palavra de Deus, entre tantos assuntos e exemplos. Como sempre digo: "Olha, só posso dizer do que acredito, vivo e creio!". Nem consigo me ver fazendo algo que não seja isso. Outro dia, não estava na escala do louvor. Confesso que fiquei sem chão. Porque não estava acostumado. Minha vida está ali, no altar. É como estar apaixonado mas nunca confessar ou saber da vida, ter experiências e não dividi-las com ninguém. Seria como ver o caminho e não esclarecer a ninguém como chegar lá... Não dá. 

Sei que muitos tem outras mil motivações para falar da Palavra do Senhor. Fama, posição, um dia foi usado e tem que continuar a ser (orgulho), arrecadar, inveja, ou disputa de poder. Já percebi alguns pregarem por ser incompetentes, e acharem que o Espírito Santo vai fazer alguma coisa (a pregação durou 10 minutos), não se prepararam.
Penso que, quando se ministra por amor, traz a Palavra para dentro de si, forja o caráter de quem prega. Quando sou chamado a ministrar a Palavra de Deus a um grupo de pessoas tento levar a Palavra para o bem de todos, mas sobretudo, aquela Palavra primeiro veio a mim, para o meu crescimento. Não sei se é o único caminho, pois Espírito de Deus age em sua multiforme graça, jamais age de um só jeito.
Se você não for, acredite: as pedras clamarão.


NEle, que onde você pensar, lá estará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.