quarta-feira, 24 de junho de 2015

Corajoso ou incrédulo? (pte.1) - João 20:19-28

 Sempre digo que Deus ouve no coletivo, mas age no individual. Tomé é visto pela igreja como "incrédulo", mal exemplo, indivíduo que não tinha fé e não deve ser imitado. Bem aventurado os que não viram e creram.
Tomé, assim como muitos de nós, teve momentaneamente, uma crise de fé, e só por esse fato, não consigo dizer que não tenha sido bem aventurado, simplesmente porque Jesus retornou justamente para Tomé: "Vem Tomé, toca nas minhas feridas" (v.27). Jesus queria que Tomé deixasse de duvidar, que recuperasse sua fé. 

Os discípulos se reuniram, com medo, e Tomé foi o único discípulo que não estava presente (v.24). Afinal, a benção é para quem está presente, e Tomé estava ausente. Geralmente, ouço que, quem está ausente da comunhão do culto na igreja, não recebeu a benção. E você, que está ausente da comunhão dos irmãos na igreja, tenho certeza que a paz, há muito se ausentou da sua vida. Uns se dizem "desigrejados" pois acham que não precisam de pastor - esquecem que são ovelhas, que o sumo-sacerdote é Cristo, que prometeu buscar sua igreja, em comunhão, Ele como cabeça e sua noiva, como corpo. A Palavra de Deus não mudou. Mas acreditam que lendo a Bíblia sozinho, assistindo culto na TV ou internet, em várias denominações, pastores que falam o que eles querem ouvir, basta. Infelizmente. E Jesus aparece entre os discípulos dizendo: "A paz seja convosco".
Ouvindo os discípulos dizerem que viram o Senhor, disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei" (v.25). 
Mais ou menos assim:
- "Ei, o Senhor esteve aqui!"
- "Eu não creio..."
E então, se diz que Tomé é incrédulo.
Jesus novamente se põe entre eles: "A paz seja convosco". Tomé foi abençoado, 8 dias depois. Mesmo dizendo que só tocando nas feridas acreditaria. Jesus ministra a mesma benção á todos, e Tomé é abençoado. Nunca é tarde para a benção chegar, Jesus nunca desiste de nós.
Tomé era tão ruim assim quanto pensávamos? Tem algo em Tomé que Jesus amava, só voltou para ele! E porque Jesus voltou só para Tomé? 
Aos olhos humanos, Tomé era o pior deles, crente raso, não teve fé e duvidou da ressurreição de Jesus. Incrédulo. Um crente que não crê em milagres? Mesmo depois de tantos que Jesus fez e ele presenciou? Parece uma história que conhecemos, poderia ser nós mesmos.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.