quarta-feira, 24 de junho de 2015

Corajoso ou incrédulo? (pte.4) - João 20:19-28

 Porque Jesus voltou para Tomé?
Porque ele foi verdadeiro. Não mascarou sua dor, nem foi hipócrita. Vendemos uma imagem de "juízes", acusando o pecado alheio para sermos aceitos e respeitados e desviamos da misericórdia. Já até ouvi que pastores não se misturaram com ovelhas, porque perdem o respeito. 
Então Jesus Cristo estava errado? Sim, segundo a teologia moderna. Se mostrar fraqueza, então... 

Jesus voltou para Tomé, mas a igreja o chama de incrédulo. Jesus volta para os sinceros de coração, e eles verão a Deus. Jesus volta para pessoas, pois estas, entram em crise, e talvez, sejam plano de Deus para que, assim como Tomé, (re)encontrem a Cristo. Porque fariseus e religiosos jamais o acharão. 

Observe que os discípulos acolheram Tomé. Ambiente propício para quem está em crise, não havia hipocrisia, havia gente ali. Os 10 discípulos estavam trancados por medo, também em crise. Agora, imagine se Tomé voltasse num ambiente onde ouvisse o que ouvimos hoje?
- "Não fique assim, irmão. Você é mais que vencedor. Crente é só vitória, não chora nem fica doente,não tem crise de fé!". 
E nós, que ouvimos essa sentença, adquirimos outra crise: 
culpa por sentir crise. Sim, porque ninguém sente, só eu. 

A comunidade dos discípulos recebe Tomé, em amor. Compreende a crise de Tomé. Falar a verdade, em amor, é devolver a esperança ao ferido. Os discípulos dão a notícia: "Vimos o Senhor!", sem sarcasmo ou prazer em dizer: "Ah, você não veio semana passada? Perdeu. O Senhor veio nos visitar!". Imagine Tomé entrando de cabeça baixa. O foco da igreja são 'pessoas' e sabemos quando alguém não está bem. Disseram na esperança de alegrá-lo. Mas sua esperança tinha morrido, disse.
Muitos usam a verdade para acusar. Que possamos ficar longe da religiosidade. Que possamos nos libertar de máscaras, com misericórdia.
Tomé foi tratado com misericórdia e respeito pela sua fraqueza, por Jesus e a comunidade dos discípulos. Um lugar onde ele pôde dizer que estava doente e foi tratado. É isso que Jesus quer de sua igreja. 

Há uma geração de pessoas decepcionadas com a igreja. Há instituições dogmáticas, que as pessoas tem sede de Deus, mas não o encontram, pois igreja é um organismo, não uma instituição. Muitas pessoas buscando desesperadamente a Deus.
Assim como Tomé, Jesus vir até você e curar suas crises, dúvidas, incertezas, medos, questionamentos. Pode curar o que você nunca pode ou quis falar. Tenha coragem, assuma
"estou em crise!".  

Você está no lugar certo, aos pés de Cristo, na igreja. Porque a verdadeira igreja é de Cristo,ele é o dono da igreja. "Senhor, preciso do Teu cuidado!". É possível que ouça repreensão. Mas ainda sim, lembre, que Deus te quer assim, verdadeiro, sem máscara.
É melhor ser aceito por Deus que aceito por homens. Para que possamos, assim como Tomé, reconhecer após a crise:
- "Senhor meu, Deus meu!" (v.28)


NEle, que nos amou primeiro, morreu por nós, está conosco todos os dias e voltará para buscar a Sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.