quarta-feira, 24 de junho de 2015

Corajoso ou Incrédulo? (pte.3) - João 20:19-28



Tomé foi corajoso porque colocou para fora a sua angústia: "Vocês podem dizer o que quiserem e até não me entender, mas meu coração já está muito ferido e eu não creio!". Será que Tomé era tão diferente de nós?
Sabe porque muitos tem doenças psicossomáticas (medo, angústia, depressão, síndrome do pânico, amargura, mágoa, não perdoa)? Porque muitos não são como Tomé. Não tem coragem para dizer, nem colocam para fora o que sentem, logo, não são tratados. Querem agradar, ser acarinhados, compreendidos, são os 'adaptados', permitem-se ser vítimas das circunstâncias, e o coração vira celeiro de angústias. Permitem uma palavra maldita do vizinho, do marido/esposa, do chefe, faça raiz e frutifique, porque não tiveram coragem para falar e reagir. Talvez, por isso que Jesus ainda não voltou para te dar a benção. Como fez com Tomé.  

Quando colocamos nossos sentimentos para fora, falamos, choramos, até "vomitamos", e isso nos trata. E o 'vômito' nos humilha, fede, sem controle, nos envergonha, é horroroso. Em seguida, após o vômito, nós melhoramos. O que era ruim e estava dentro de nós, você pôs para fora. É quando você diz: "Não creio!" - esse é o vômito psicológico. Colocar o lixo para fora indica que não há lugar para ele dentro de você. O coração não tem espaço para semente de amargura ou ódio. Não sei porque muitos acham que no silêncio há virtude. Engano. As pessoas maquiam, fingem, guardam dores, juntam podridão, se recusam a viver a dor, se fazem de super-crentes, 24 horas/dia, de santo, mas no fundo, estão fingindo ser o que não são. Estamos a caminho da santidade mas não perdemos a humanidade. Se você age assim, aguarde para ver o que irá acontecer com você daqui alguns anos. Deus conhece nosso coração.
Contrário disso, fez Tomé: "Quer me chamar de incrédulo, crente meia-boca, me chama! Mas eu não creio enquanto não ver e tocar suas feridas!". Enquanto Tomé, até hoje, contraria a lógica dos homens, Jesus lhe entendeu. E, sinceramente, prefiro agradar a Deus do que aos homens. Tomé era corajoso por ser transparente, jamais incrédulo. 

Não há outro lugar em que as pessoas usem mais máscaras que na igreja. Religiosos. A religião diz que você é mais que vencedor, que você não tem problemas nem fica doente, que a vitória é sua, os testemunhos são sempre de vitória ("Eu tinha um carro, hoje tenho dois"), é só poder, conquista. Mas o Evangelho diz outra coisa. Não se ouve ninguém dizer que já serviu o Senhor, pregou, tocou e cantou, "mas hoje sento lá no fundo, último banco, porque não tenho forças para chegar no altar. Orem por mim". infelizmente, alguém vai colocar a mão no seu ombro e dizer: "Falando assim você enfraquece a igreja".
A visão está errada.
Porque minha mãe morreu vou fazer um culto de ação de graças? Não. Estou triste, choro, saudade. Deus se agrada mais naquele que é sincero (pois tenho intimidade para isso) do que naquele que se diz 'santo'. Ele sabe todas as coisas (Salmos 139). 
Temer é honrar e respeitar, não ter medo. Poderia dizer:"Minha mãe faleceu, mas estou bem". Então, Deus diria: "Márcio, você está usando máscara! Está doendo e você finge que está tudo bem!". Prefiro viver uma verdade diante de Deus do que uma mentira diante dos homens. Há tempo de chorar e tempo de sorrir (Eclesiastes 3:4).

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.