quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Avivamento (dentro), Colheita (fora) - João 10:10,11 (pte.2)

Cinturão da verdade, aprender a ser gente como Jesus foi, gente do jeito certo, e é para isso que o Espírito Santo vem sobre nós, me fazer consciente do meu pecado, não por ter feito coisa errada, mas ser do jeito errado. Aprender a não me defender e passar a ter Jesus como meu padrão, sem procurar justificativa, na defensiva. Não sou gente como Jesus, preciso do Espírito Santo conduzindo minha vida. A couraça da justiça são os valores de Jesus, onde o dever tem mais peso que o desejar. Ao desejar, pessoas correm atrás, mas pelo dever, nada fazem. Busque em Deus auxílio em fazer o que se deve. Jesus poderia fazer o que quisesse, fugir até. Mas se entregou para morrer por nós. Deus é todo-poderoso, mas preferiu nos amar. Isso é caráter.
Pecamos por pensamentos, obras, palavras, mas esquecemos que também pecamos por sentimentos. Não podemos abrigar sentimentos que não são de Jesus.
Calçado da paz é o objetivo num relacionamento. Só reconheço que o outro tem direito quando reconheço que tenho que buscar a paz com ele. Enquanto isso não acontecer, não reconheço que ele tem direitos. Não serei sal, não terei caráter.
Escudo é fé. Tudo o que tinha que ser feito, foi feito. Fé é a profunda confiança no caráter de Deus, certeza do que se espera e convicção de fatos que não se vê. vai acontecer porque confio no caráter de Deus.
Capacete como graça, é ausência de mérito próprio. Graça. favor imerecido carregado em seu coração.
Espada são as Escrituras, sob direção do Espírito Santo, e apenas quem tem caráter sabe que, as Escrituras são a fonte de sabedoria e certeza. 

Infelizmente, apenas intercedemos por necessidades materiais, não espirituais. Está faltando o caráter de Deus, faltando fé, calores de Cristo, verdade, domínio das Escrituras, confiança em Deus, profunda consciência do dever. Veja que nunca nos comparamos a Jesus, mas sempre nos comparamos ao irmão mais fraco, que está com problema, porque assim eu sou melhor, me destaco. Mas em II Coríntios 3:18, diz que estamos sendo transformados, de glória em glória, refletindo a imagem de Jesus, através do Espírito Santo. Pelo menos, deveríamos nos transformar. Jesus, ao falar com o mestre da lei sobre o samaritano ferido no caminho, o próximo foi quem o tratou com misericórdia. A pergunta não é "quem é meu próximo" mas sim, "de quem estou mais próximo?".  

A Bíblia tem 2 (dois) momentos: avivamento e colheita. Avivamento é manifesto no ministério de João Batista, portanto para o lado de dentro, para a própria igreja, quando a igreja é chamada de volta ao primeiro amor, á fé, ao caráter de Cristo, ás boas obras, ao amor ao próximo, e só acontece quando esta igreja perdeu o amor, á Deus e ao próximo, e a referência de quem é Cristo. É obra do Espírito Santo para que a igreja volte a ter a Cristo como o centro, a única certeza de salvação. Recupera nossa referência, nosso caráter.
A colheita é para os que estão do lado de fora. é o encontro de Jesus com a mulher samaritana. O Espírito Santo toca nas pessoas, a sede existencial, a necessidade de buscar a Cristo, a salvação, um sentido para sua vida. Esse é o motivo que temos para evangelizar. Avivamento é a ação do Espírito Santo na igreja, recuperar o caráter de Deus. Sem a armadura de Deus não se vence o maligno. A pessoa pensa que se converteu mas vai para o inferno dando "aleluia".
Que o Espírito Santo nos avive.
Que o nosso discipulado nos ensine a ser mais parecido com Jesus. Deus nos abençoe.



NEle, que é o centro da igreja, da nossa vida e tudo o que há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.