sábado, 22 de agosto de 2015

De quem devo ser o próximo? (pte.3) - Lucas 10:25-37



Jesus, percebendo que, mais que uma cilada, agora o fariseu falava de si mesmo, apresentou-lhe então a Parábola do bom samaritano, e este fariseu é do mesmo tipo que se comparou ao publicano, dizendo não ser igual, mas melhor que ele. Porém, o samaritano ensina de quem devo ser o próximo, comparativamente a nós, crentes, ele poderia ser um católico, umbandista, espírita, ou outra religião, mas o que importa é que não passou de lado, mas se compadeceu, parou sua vida para ajudar. E só estamos presentes na vida das pessoas quando há compaixão - o que angustia o outro também nos angustia (Tiago 2:15-17). E isso não é nosso, vem de Deus. 

Ao parar, o samaritano deixou sua vida de lado para estar presente e servir. Cedeu seu tempo, também cedeu remédio, compaixão, espaço na montaria e se responsabilizou por ele, algo que fugimos, e cedeu dinheiro. E nunca tinha visto aquela pessoa. Esse é o grande desafio, estar tão presente a ponto de fazermos a diferença. 

Esse samaritano da parábola nos dá uma lição percebendo a dor do outro, com compaixão. Nossa presença afeta o outro, pois para estar presente, é necessário abrir mão do mundo pessoal e particular e entender a urgência do próximo. Parar para ouvir, curar, orar, servir. O samaritano viu o necessitado, imediatamente suspendeu seus afazeres e se fez presente, e o serviu: encontrou alguém que precisava dele. Estar presente na necessidade do outro, muda seu futuro. 

Jesus deixou claro ao fariseu que ele entendeu tudo o que foi escrito, mas não entendeu nada sobre quem escreveu. 

O amor de Deus sobre nós extravasa, e abençoamos os necessitados á nossa volta. Nossa missão é dizer á toda humanidade que Deus não se esqueceu deles. E, através do Espírito Santo, ajudamos a reconstruir pessoas. Um samaritano passar por aquele caminho, é a maior prova da misericórdia de Deus. 
Se Deus permitir que você esteja presente quando alguém precise, e sua presença fizer diferença, sua existência estará justificada. A Graça te alcançou. 

A pergunta que deveria ter sido feita é: 
- "De quem eu devo ser o próximo?". 
Porque então, a resposta seria: 
- "De todo aquele que precisar!"


NEle, onde esteve, está e estará presente, sempre, servindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.