sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O que fazer sem saber o que fazer? - II Crônicas 20:1-30

Exércitos (não disse algumas pessoas) vieram contra Josafá, em Judá. A destruição era iminente. Com medo buscou a Deus e a exemplo de Josafá diante dos problemas, devemos fazer o mesmo pois quantos de nós busca ajuda em outras coisas, nossa própria força e jeito, e o tempo passa e não resolvemos (ou resolvemos de modo errado, culminando em mais problemas na frente) e ficamos preocupados, perdemos o sono, nervosos, trazendo doenças emocionais, simplesmente porque trouxemos tal problema para nós, achando que somos capazes de resolvê-lo? Josafá também não pediu para ninguém orar por ele, nenhum amigo para desabafar ou quanto tinha no banco para fugir do país. Primeiro, ele orou. Preparou-se, orou e jejuou, movendo o mundo espiritual, assim como Daniel, em seu favor.
Quando digo que Deus ouve a oração no individual mas só age no coletivo, eis mais uma amostra. Josafá pediu para a população de Judá também orar e jejuar pois não queriam ficar debaixo de espada, juízo, enfermidades ou fome (v.9).
Todos, o povo e o rei, se colocaram perante o Senhor, ouviram a Palavra de Deus que, além de confortar, mudaram sua postura. 
A resposta de Deus foi que não temessem aquela multidão nem aquele exército, pois aquela luta não era deles, e sim, do Senhor, que lutaria por eles. E alguém já viu Deus ser derrotado? Se não tivessem ouvido e obedecido a Palavra do Senhor através do profeta, não teriam recebido direito aos despojos (v.25). E essa acaba sendo a grande lição, dentre tantas que podemos retirar desse texto:
1) Busque ao Senhor, sempre;
2) Confie na Palavra de Deus: Obedeça;
3) Ore e jejue;
4) Louve. 

O louvor que o rei Josafá ordenou também foi algo que muda nossa percepção, pois estamos acostumados a louvar e nos emocionar, "sentir" a presença do Senhor. Nesse caso, não. O louvor foi o grande exército que estava antes, durante e depois da batalha. Nos mostra que louvar a Deus deve ser antes do problema chegar, durante o período de batalha, e após a batalha, em agradecimento. O poder do louvor foi visto no campo, com o exército inimigo vencido.
É simples: não louvamos porque Deus nos ajudou a vencer. Louvamos a Deus porque acreditamos (ou deveríamos) que Deus é conosco, e está á frente das nossas lutas, e venceremos o problema que nos impede de sermos felizes. 

Josafá tinha crédito, andou reto diante do Senhor, sem nunca desviar. Servir ao Senhor é ser fiel, com alegria, amor, respeito e obediência, assim como fiel é Deus para conosco. E não adorar e buscar a Deus  somente na necessidade.
Acredite no Senhor e estará seguro. Acredite nos profetas e prosperará. Todas as nações temeram a Josafá e o povo de Judá quando souberam que Deus lutou contra o inimigo de Israel e lhe deu paz.


NEle, que mesmo sendo Deus, se fez homem e submeteu-se ao Pai, nos ensinando.


Graça e paz!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A vida como ela é - Eclesiastes 1:2

O livro de Eclesiastes é um livro denso, pesado, chato até, eu diria. E não apenas eu, mas muitos antes de mim. Numa livraria, vi um título assim: "O livro mais difícil da Bíblia". Achei curioso. Confesso não ser o meu livro preferido, mas há muito ensinamento. Reler "Eclesiastes" me fez entender a razão porque tantos não conseguem nem ler. E por ser um livro de sabedoria (algo que sincera e humildemente busco desde 2010), a verdade geralmente se faz entender de modo simples, logo, não são as dificuldades deste livro, ou sua profundidade, nem sua complexidade. O livro de Eclesiastes é até fácil de entender. Mas o que incomoda o ser humano é o overview, ou seja, como se fosse um ancião aconselhando um jovem, e tudo fica fácil, pois tal ancião, teve "experiência" com Deus. É o constrangimento de ter feito algo que não deveria, e o resultado ali, na sua cara. Assim é o livro de Eclesiastes. São muitos "É assim mesmo..." ditos ao longo das páginas. Desfaz-se tudo o que viu, sentiu e percebeu, e deságua na causa e efeito óbvio: Deus está no controle. 

A vida como ela é: não abençoa a queda do homem e seu pecado, mas desnuda esse pecado dentro do homem. Não fala da eternidade, mas do dia-a-dia para se chegar á eternidade. Fala de competições, morte, insensatez, julgamentos, desprezo, esforços inúteis, arrogância, sucessos imerecidos e injustos, poderosos, sábios, ricos, esquecidos, puxa-sacos incompetentes, vitórias momentâneas - logo esquecidas, sentimentos que alienam, tristezas que lavam a alma, bens materiais que não levam consigo a paz e... vaidade. Tudo isso para formar o caráter de quem quer seguir o caminho, a verdade e a vida. 

Por tudo isso, é um livro quase insuportável, realista demais, pois joga contra nós, vemos as feridas que, se não estivermos em Cristo, como curar? Não há milagres, tudo é causa e efeito, ação e reação.
Se conseguir atingir o milagre de Eclesiastes, verá o discernimento da vida em si, sem auto-enganos, que muitas vezes, acreditamos para doer menos, porque diante dos fatos da vida que nos dilaceram, pela fé, começamos a diminuir essa dor. 

Conselho: não deixe de ler.
Sem saber nada da vida, jamais abriremos nossos olhos para compreender a graça de Deus. Como eu sempre digo, não cai ficha, cai tampa de bueiro na nossa cabeça. E entenderemos que o deserto de hoje é a preparação emocional e espiritual para uma situação que vem por aí, e só então estaremos preparados.
Que o Espírito Santo fale ao seu coração, assim como falou ao meu. Há um só Deus, um só Espírito e um só Senhor.

Graça e paz!

NaquEle, que não dá o jugo maior do que podemos suportar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Oração para 2016 - Efésios 2:17,18

É muito interessante quando Deus fala conosco. Na madrugada, escrevi o que eu chamo de "oração para 2016", onde meus desejos estão em Cristo e são para Cristo. Não quis dividir em duas partes. Apesar de longo, vale a pena ler. 
Avivamento
Aqui estou para pedir graça, misericórdia, sabedoria e discernimento para o resto da minha vida. Os dias tem sido maus. Que meu coração esteja em temor, fortalecido para que os tempos modernos não me embaracem a ponto de esfriar, me distanciar a fazer o bem e o que é correto. Fomos criados pelo amor mas nos afastamos. Que os tímidos se encorajem, os cansados se animem, os incrédulos tenham fé, os que amam firmem-se, os que esperam o bem não se tornem cínicos. O bradar dos Teus profetas será ouvido pelos quatro cantos da terra. 

Igreja
Bebemos não mais a água viva, mas água de outra cisterna, amarga pela religião, por homens covardes preferindo que a cesta de frutas inteira apodreça, ao invés de retirar a fruta podre, doutrinar, andar junto e reintegrá-lo. Isso dá trabalho, pois sabem mas fingem não ver. Esquecem que temos também o discernimento do Espírito. Afasta os tiranos para que tenhamos um tempo de refrigério, e este espírito de engano e mentira, usando a boca dos falsos profetas, seja rejeitado, para que o Teu povo não fique descrente diante do verdadeiro Evangelho. Sua moral farisaica e corrompida, acorrenta. Jesus Cristo, liberta.
Morreu como cordeiro mas voltará como leão. E assim como João, muitos olharão e não o reconhecerão. Achará fé? Acredito que apenas razão e ciência (o que contraria a fé). Tem misericórdia, Senhor. Para que através da sua graça, gritemos o Teu Evangelho da salvação - e não cópia das Tuas palavras, sem qualquer vínculo de amor.
Nunca se falou tanto de Deus, nunca as igrejas estiveram tão cheias, mas nunca o povo esteve tão longe e com sede de beber das águas vivas. que as escolas bíblicas formem caráter nas crianças, sem joguinhos, brincadeiras, louvores onde as crianças nem sabem o que estão cantando, dispersando, fazendo com que as mentes dos pequeninos, voem para fora da sala, desejando mais o mundo que a Deus. Levanta pessoas sérias e comprometidas na liderança. Nos livra e salva os que conseguem deturpar Tua Palavra, encontrando tantos outros que preferem ouvir um Evangelho deturpado, devido á ganância e avidez por dinheiro, pois viverão longe do Senhor. Não permita que ingênuos e crédulos sejam enganados, envergonhando Teu nome, onde já ouvi: "Márcio, você leva o Evangelho muito á sério". Isso me entristece. Teu nome não é sinônimo de manipulação. E que cada um deles tenha oportunidade do arrependimento e voltar aonde caíram. O Evangelho é simples. Teu Espírito fora derramado sobre toda a carne (Joel 2:28), antes do dia escurecer e a noite ficar como sangue. Aquele que nunca ouviu falar, terá mais misericórdia do aquele que conhece, teve experiência, mas optou por outro caminho. Sei que sabe de tudo isso, mas o Senhor me incomodou para escrever. Que existam mais homens como Abraão, José e Davi, para serem fiéis á Ti, pela fé e ter, ouvir e seguir Teus sonhos, e se arrependam rapidamente. E homens como Nabucodonosor tenham sonhos e parem com sua maldade.
Pai, seus filhos estão passivos, seja pelo cansaço em a ver igreja se afastar dos Teus mandamentos ou por doutrinas vãs, ensinamentos pífios que pouco ou nada tem a ver com o Evangelho de Jesus Cristo. Assim como os ossos secos (Ezequiel 37), que os filhos de Deus saiam da passividade e deixem de ser desigrejados. 

Família
Peço também pelos que amei, pelos que escolhi conviver, esposa e família, meus pais e irmão, mas também pelos que me odeiam, pelos que não me entendem, pelos que nem querem me conhecer. Por todos que coloquei em Tua presença, em oração, onde muitos e muitos, nem conheço, mas possam ter entendimento, a aceitação da Tua Palavra, pela graça e amor imensuráveis. Se for da Tua vontade, que tenham tempo para se arrepender.
Coloco em Tua presença também minhas filhas e netos, orando para que tenham um encontro genuíno com Cristo, espontâneo, assim como Saulo de Tarso, onde após a cegueira (espiritual), caiam do seu cavalo (seu deus), e o Senhor que é a própria luz, os cegue (parem de olhar as coisas do mundo). E ao levantarem, reconheçam, assim como Paulo ("Quem é Tu, Senhor?" - Atos 9:5), que esta voz é do Senhor, e sejam conduzidos por um homem enviado por Deus, boca de Deus (um pastor).
Oro por aqueles que ainda hão de vir, num mundo tenebroso, assolador, injusto, perseguidor e consumista, que a cada dia precisa de Ti, mas na mesma proporção, o nega, preferindo continuar pulando ondas, acendendo velas (que "luz" é essa que se apaga e logo tem que acender outra vela?), servindo de cavalo carregando "espíritos" para montarem nele (quem se edifica?), fazem o mal, adoram imagens de gesso (que nada fazem), lendo mãos e consultando mortos, coisas abomináveis ao Senhor dos senhores, e Rei dos reis. Coloca sobre estes a marca do Cordeiro para que não sejam confundidos com os que estão debaixo daquele que se opõe ao seu reinado. Confundem o amor incondicional, mas há uma condição para o amor de Deus: que reconheçam a Jesus como Senhor e salvador da sua vida. Caso contrário, Jesus, para estes, morreu á toa. Que nossos tenham as, água, comida e muita esperança. 

O mundo
Abençoa aqueles que pensam nos outros mais que a si mesmos, e a Deus, acima de todas as coisas, pois este é o Teu mandamento. As pessoas pecam, adulteram, roubam, matam, porque querem ser amadas (carência), e Deus é amor. Quem está em amor, está em Deus, e Deus nele.
Estamos acabando com toda a criação. O planeta, as águas, as matas e os animais em ganância. E o próximo, em desamor. Somos apanhados no laço do próprio mal que fizemos. Que as pessoas tenham tempo de se arrepender. 

Minha vida
E por fim, que Tu tenhas misericórdia de mim, pois a saúde vem definhando e onde muitos deseja o meu silêncio, minha queda, desgraça e até minha morte, o Senhor me convida a compreender o Evangelho, e coloca pastores, homens de Deus para que eu caminhasse com eles. Tenho todos no coração, na memória e em oração. Que estes homens possam ser abençoados por andar e ter paciência comigo, pois me amaram e mostraram como eu deveria agir, pensar, orar e amar, apenas me amando, mas também cumprindo o Teu querer sobre suas vidas. Me livra do mal, Pai amado.
Que não me abata por qualquer coisa. Que eu persevere em sabedoria, discernimento, entendimento e inteligência como tem falado comigo ultimamente.
Tu é a minha força e o grande amor que descobri na vida.
Em Ti confio, cuida da minha alma, Pai.
E acima de tudo, seja feita a Tua vontade, não a minha.


NEle, onde todas as orações são respondidas.

Graça e paz!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Que amor é esse (pte.1) - Jeremias 31:3

Acredito que quase todos já viram o vídeo de um palestrante que usa o dinheiro para motivar as pessoas (https://youtu.be/jAUhmLiY1j0)Amassou a nota de R$ 100, pisou, dobrou, rasgou, sujou e instigou as pessoas a quererem a nota assim mesmo, pois ela não perdeu seu valor, apesar de tudo o que fez.
Eu mesmo, enquanto Executivo de Treinamento, nas empresas e hotéis, usei muito esse exemplo.
Mas a visão de Deus e a direção do Espírito Santo mudou minha vida. O paralelo dessa palestra é justamente mostrar que o dinheiro não perdeu seu valor, apesar de sujo, pisado, rasgado, dobrado, assim como nós, eu e você. 

Independente da sua experiência profissional e espiritual, do conhecimento bíblico, condição financeira, da família, passamos por situações que, literalmente, nos apertam, nos amassam, nos ferem, nos rasgam por dentro, ficamos sujos e nos dobramos a coisas ou pessoas que nos fazem sentir sem importância e sem valor, nós não perdemos o valor para Deus. Não deixamos de ser quem somos, na essência: criados por Deus, á sua imagem e semelhança (caráter) onde o pecado nos desconfigurou. O pecado nos afasta de quem somos, e nos machuca, nos pisa, nos humilha, nos rasga, nos deixa sujos, e o que Deus quer é nos limpar. Nos restituir. E talvez essa seja a grande indignação do inimigo das nossas almas em relação á nossa salvação. Porque pecar, cair e ser expulso, ele também fez. Só que nós somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido. E não foi pela nossa qualidade ou santidade, mas porque Ele, o Senhor, nos amou primeiro. 

Jamais perderemos nosso valor diante de Cristo. Não importa o quanto esteja sujo, maltratado, traído, perseguido, açoitado, dobrado, amassado, pisado, rasgado, nada disso altera quem você é para Deus. 

Na palestra citada, o dinheiro, todos querem assim mesmo, pois não perdeu o valor. Mas e o ser humano? E as pessoas que tinham mas hoje não tem mais? Que um dia foram, mas não são mais? Para as pessoas, elas não tem mais "valor", não podem oferecer mais nada. Ou velhos ou doentes, ou estéreis ou pobres, nada mais podem oferecer. E são substituídas.

(leia a continuação)

Que amor é esse (pte.2) - Jeremias 31:3

Outra coisa que chamou a atenção é o valor. Há 2(duas) maneiras de ver. A visão de Deus e a nossa visão. Na palestra citada, a visão do homem mostra que o dinheiro, todos querem assim mesmo (sujo, dobrado, rasgado, pisado, amassado), pois não perdeu o valor. Mas e a vida do ser humano? E as pessoas que tinham mas hoje não tem mais? Que um dia foram, mas não são mais? Para as pessoas, elas não tem mais "valor", não podem oferecer mais nada. Ou velhos ou doentes, ou estéreis ou pobres, nada mais podem oferecer. E são substituídas, esquecidas, deixadas de lado. 
Ao contrário, o Senhor nos deixa claro que, se estamos vivos, ainda há propósitos em nossa vida. Deus nos quis perto dEle, e nos amou ao ponto de entregar seu próprio filho á morte (você entregaria seu filho para morrer por pessoas que nem conhece?), e confio Sua Palavra á mim e á você, para evangelizarmos em tempo e fora de tempo, simplesmente, por amor. E Deus corre o risco de não o amarmos pois temos o arbítrio. Há muitos que nem querem saber dessa "historinha". 
O que eu posso dizer, Deus? O Senhor nos conhece antes de falarmos. Não temos nada a oferecer, porque até o desejo de adorar, vem de Ti. Sinceramente, eu não sei porque nos escolheu e que valor Teus olhos viram em nós. Como pode alguém onipresente, onisciente, onipresente
amar tanto pessoas como nós e ainda nos me enviar com procuração para falar em Teu nome. Quem somos nós para que o Senhor lembre de nós? O Senhor conhece as nossas limitações e ainda assim, insiste, pois confiou Seu nome e Seu reino a nós. Somos abençoados pela Tua Graça e misericórdia. O que fazer senão entregar a vida ao Senhor? 

O valor e o preço são coisas diferentes.
Nesse mundo, os valores foram invertidos. Não é "ter", mas "ser". O preço pago na cruz mostra nosso valor. Portanto, NUNCA sinta-se desvalorizado.
Lembre-se "Deus amou o mundo de tal maneira..." (João 3:16), então qual o tamanho, quanto amor Deus sente?
Não dá para escrever, ou ter palavras, é tanto amor, tanto amor... que não tem palavra para descrever. 

NEle, que mesmo sabendo que não temos como amá-lo como se deve ou merece, continua nos amando!

A graça e a paz!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Deserto (pte.1) - Lucas 18:7,8

 Influenciado pela pregação do meu amado pastor, quero falar algo sobre o que tenho vivido nos últimos anos.
O Senhor coloca sonhos em nosso coração e grandes são suas promessas, assim achamos que tudo se realizará tranquilamente, do jeito que queremos e seremos 'felizes para sempre'. Lembro da primeira palavra de Deus para mim: "Te prepara", e assim tem sido.
Tenho atravessado um deserto atrás do outro: profissional, (por conseguinte) financeiro, familiarperseguiçõesfalta de compreensãoinveja afastamento de pessoasamigos e até irmãos da mesma fé.
Continuo a seguir a Cristo. Porém, é algo intrínseco a quem ama a Deus: "no mundo tereis aflição" (João 16:33). Se perseguiram a Cristo, porque me poupariam? Tenho certeza que, se lê esse texto agora, passou ou está passando por isso. 

¹ Não se assuste, nem se surpreenda, mas é o próprio Senhor que nos leva ao deserto, pois dificuldades e crises, nos aproximam de Deus. Quando estamos de bem com a vida, ganhando bem, com saúde, celeiro cheio, nem lembramos que Deus existe. Mas quando estamos na "lona", feridos e abatidos, desempregados e sem dinheiro, sozinhos e desamparados, corremos para os braços de Deus. E isso até os ímpios o fazem. Gritamos, apelamos para Sua misericórdia. Acredito que Deus nos ama demais! 

² No deserto, Deus não desiste de nós, e não é pelo que temos ou somos, vestimos ou comemos. Amor verdadeiro é aquele que você sabe que o objeto de amor não tem condição de fazer nada por nós e ainda assim, amamos - esse é o "amor" de Deus! Temos que ser justificados para sermos aceitos. E ao contrário de Deus, desistimos dEle quando algo nos falta ou por uma oferta maior. Assim como os ímpios. Não conseguimos louvar e adorar a Deus por quem Ele é, apenas quando recebemos a benção. Então, Ele só é o Senhor da nossa vida se fizer o que queremos?
Não é á toa que Deus nos lembra (Deuteronômio 8:1-18), a todo momento, de onde nos tirou. 

(leia a continuação)

Deserto (pte.2) - Lucas 18:7,8

 ³ Tem gente que acha que o inimigo é quem nos coloca no deserto. No deserto Deus está ao nosso lado, o tempo todo, diferentemente de quando estamos bem, fora do deserto. Senão, vejamos:
1) Quem nos guia no deserto, onde a visão é turva, a audição deficiente, e só sentimos o cheiro do nosso pastor? No deserto, para onde vou olhar? Para onde seguir? Qual a direção? Se estiver em Cristo, nosso bom pastor, você saberá qual direção seguir;
2) A fome e a sede é para dependermos de Deus. Alguns nessa hora se rebelam. O maná está fresco, bem perto de você;
3) Ninguém adoece no deserto;
4) Ninguém sente frio (pois há uma coluna de fogo) á noite, nem calor (uma nuvem, a própria mão do Senhor, nos acompanha, e nos refresca);
5) As roupas e os sapatos não se desgastam. 

E após o deserto, nos colocará numa boa terra, que emana leite e mel; mananciais, trigo, cevada, uvas, figueiras, romeiras, oliveiras. 
E aí, estar no deserto, com Deus, não é melhor? E tudo isso para que o nome do Senhor seja louvado e glorificado, amém. Pois só Ele é capaz de nos dar livramento. Porém, esperamos até o que queremos aconteça, e então agradecemos. Infelizmente, isso tem sido ensinado para os crentes. O verdadeiro cristão, agradece, glorifica e adora a Deus "antes" de tudo acontecer, pois sabe que basta uma palavra para que a situação se modifique, melhore e seja ao nosso favor.

(leia a continuação)

Deserto (pte.3) - Lucas 18:7,8

 Gostamos da ideia de que Deus nos guia apenas para os pastos verdejantes, e não para o vale da sombra e da morte, pois esquecemos que Ele está conosco. O deserto nos atrai para o Senhor, e nos eleva aos altos montes, para a glória do Seu nome, pois nós fomos criados para o louvor de Sua glória. Não conheço ninguém que esteve no deserto e não reconheceu a poderosa mão de Deus.
O deserto está insuportável? Acredite, o livramento existirá, porque quando as dificuldades chegam onde só um milagre poderá te livrar, quando nossas opções pessoais se esgotam, é nesse momento que Deus age, para que todos os que nos cercam, vejam, que foi Deus quem nos livrou, e não nós mesmos.
Jamais tente ajudar a Deus Ao contrário, descanse nEle. Infelizmente, o homem tenta de tudo, e no final de suas tentativas, não tendo mais onde recorrer, só então procura a Deus. Aprenda: Deus tem que ser a única busca -  o caminho, a verdade e a vida. Afinal, "Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o Senhor derrama luz nas minhas trevas" (II Samuel 22:29).
No deserto, temos que crer no que Moisés disse: "Aquieta-te, e veja o livramento do Senhor"(Êxodo 14:13). É Ele, o próprio Deus, quem cuida e livra aqueles que o temem. Com a prova, nos dá também o escape. 

Quão difícil é "em tudo dar graça", quando se está no deserto? O fundamental é que o Senhor quer nos conhecer, pois quando temos o suficiente, nada falta, ajudamos, estamos bem e felizes, agradecemos e reconhecemos o amor de Deus e nos sentimos verdadeiramente, filhos. E quando não temos como sobreviver, sabemos o lugar de Deus? Não se sinta mal, pois você não deve ser o único. O que não podemos é sermos gratos apenas quando recebemos, somos sustentados, os milagres acontecem. Deus não é ou deixa de ser, porque nos dá algo. Cuidado para não inverter quem é o Senhor e quem é o servo. Ele é Deus quando estamos na escassez, e não é (melhor ou maior), quando estamos na abundância.
Sua fidelidade não depende da circunstância ou contemporaneidade. Deus conhece nosso coração e aguarda que vamos á Ele, com o coração aberto, confessando quem somos, e o adorando por quem Deus é, não pelo que pode nos dar.

(leia a continuação)

Deserto (pte.4) - Lucas 18:7,8

5 Deus também nos leva ao deserto para que o conheçamos. No texto de Oséias 2:14-20 diz que "levará Israel para o deserto e lhe falará ao coração, será fiel e conhecerás ao Senhor". Nós o conheceremos (intimidade) "se" no deserto ouvirmos Sua voz, pois Suas palavras são alimento (Salmos 119:50). Quando estamos nas lutas, na dificuldade, ficamos mais sensíveis á voz do Espírito Santo. Ou pelo menos, deveríamos. O resultado em ouvir a voz de Deus são pastos verdejantes ou uma terra que dá leite e mel. No deserto, damos prioridade á voz do Senhor, porque fora do deserto, pouco ou quase nada ouvimos o que Deus quer para nossas vidas. 

Dobre seu joelho, renda-se á voz do Senhor, Ele só quer intimidade, sejamos filhos, através do sangue de Jesus, que morreu por nós. Que possamos dizer o mesmo que Jó: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora, meus olhos te veem" (Jó 42:5) ou "Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os Teus decretos" (Salmos 119:71). Aprendemos que absolutamente TUDO coopera para o nosso bem, até o deserto.

6 Ele nunca nos abandonará. É no meio das provas que conheceremos a graça do Senhor. Já passei pelo momento de clamar e o Senhor ficar em silêncio, e entendi, que a graça do Senhor nos basta (II Coríntios 12:9). 

Tudo isso, escrevi para os que estão passando pelo deserto, e não desanimem, pois aquEle que começou a boa obra, é fiel para completá-la. Como justificados, somos chamados a viver pela fé e isso quer dizer que não é pelo vemos, mas pelo que acreditamos.
Não importa se o deserto é para seu crescimento espiritual, batalha espiritual, família, desemprego, doença, filhos, perseguição, humilhação, desencanto com pessoas, mas assim como Elias, pode ser que vejamos apenas uma nuvem do tamanho da palma da mão, mas saiba que vem chuva. E eu gosto disso!
Vem chuva...
Vem chuva...
Assim que Jesus foi batizado, "o Espírito o guiou ao deserto" (Lucas 4:1). Deserto não é lugar de derrota, mas de preparação para o está por vir, e temos que estar preparados espiritualmente. Não se esqueça: se não transpassar o vau de Jaboque, não estará preparado para o que virá.


A Graça e a paz do Senhor