quinta-feira, 19 de julho de 2018

Misericórdias são as novas chances (pte.1) - Jr 3.19-24

Se não tivéssemos novas chances, como seria nossa vida? Se as decisões tomadas fossem definitivas? Sabemos que as consequências são irreversíveis, mas nós não somos condenados a sermos as mesmas pessoas para sempre. Graças a Deus! Voltar e recomeçar é possível.
Ao ler e compreender que as misericórdias de Deus se renovam toda manhã, entendo que ao nos arrepender, haverá renovo do Senhor, sendo esta misericórdia, a graça sobre nós, uma nova chance em retomarmos o caminho certo. Se a alegria vem pela manhã, quer dizer que o arrependimento gerou esta nova chance - não haveria misericórdia, pois, para que serviria, senão, para dar-nos outra chance?
Nos relacionamentos, sem novas chances, nos afastaríamos das pessoas com quem cultivamos intimidade, amor, afeto, e viveríamos em total solidão. Em havendo pessoas, em qualquer ambiente (amizade ou família), haverá conflito. Iguais em gênero (masculino/feminino), diferentes socialmente, no DNA, na criação e educação, em lares diferentes, personalidades diferentes, o conflito afasta naturalmente as pessoas.
O que seria nossa vida sem a experiência do arrependimento, da reconciliação e do perdão? É como voltar no tempo, no momento que magoamos, e dizer: "Por favor, quero a ofensa que fiz! Não traga para o nosso relacionamento de hoje aquilo que fiz lá atrás - eu me arrependi". Aqui entra a misericórdia e o perdão. Para termos uma nova chance, precisamos nos arrepender, a parte ofendida, perdoar.
Vamos nos reconciliar? Vamos nos perdoar, mais uma vez? 

Se não tivéssemos novas chances, não teríamos pessoas amadas ao nosso lado, ou até estaríamos em relacionamentos superficiais - estes, não nos machucam. basta aprofundar os relacionamentos para haver a possibilidade de conflito. É normal.
Dar esta nova chance é perdoar, pois reconhecemos ser pecadores e necessitamos da Graça do Senhor. Se não acontecer, viveremos na solidão, condenados a viver num cativeiro de circunstâncias, configuradas a partir dos erros passados. O profeta Jeremias agradece por seus olhos serem abertos, por ver um futuro e esperança, graças à nova chance que Deus permitiu.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.