quinta-feira, 19 de julho de 2018

Misericórdias são as novas chances (pte.2) - Jr 3.19-24

A misericórdia de Deus é a permissão para nos reconstruir. Não é que Deus veio nos destruir e resolveu não destruir. Apenas concedeu uma oportunidade nova de nos refazermos, nos enxergarmos, e mudar, perceber nossas circunstâncias e situações, para então escolhermos novos caminhos, nos submeter a processos de mudança - e isso impedirá que sejamos destruídos - porque isto já acontece ao nos afastarmos do Pai, de quem somos, ou de quem deveríamos ser quando fomos criados.
Deus nos dá uma nova chance, a oportunidade de nos reconstruirmos, Deus não nos punirá, mas só não fomos destruídos porque o Senhor nos concedeu repetidas oportunidades de mudança.
É como se Deus dissesse: "Márcio, neste caminho que está, lá na frente, você morre. Você não vê, mas peço que escolha outro caminho, não insista nesta postura. Se manter o que disse lá atrás, o prejuízo será grande. Retire-a, volte atrás na sua decisão, peça perdão, reconcilie-se, abandone isto que irá te levar ao desespero!" - isto é a misericórdia de Deus. Nos dá um chacoalho e diz: "Ei, acorda!!". 

Misericórdia é um ambiente de novas chances. 
Mudamos apenas quando somos obrigados a mudar, só quando não tem mais jeito. A cada 10 pessoas que os médicos dizem "Mude, senão vai morrer", apenas uma muda. Esticamos o elástico até estourar, até uma tragédia acontecer. Isso, quando mudamos.
A misericórdia de Deus é a oportunidade de mudarmos, antes. Se só mudarmos quando necessário, então, por nós mesmos, não mudamos. Mudamos porque somos forçados a mudar, convidados a sair da zona de conforto. 

Um cachorro é um cachorro, um gato é um gato, a vida toda. Um joão-de-barro, é um joão-de-barro - nunca fará um duplex, sempre fará a mesma casinha de barro. Uma pessoa diz: "Quando casou comigo sabia que eu era assim"; O cônjuge responde: "Sim, sabia. Só não sabia que continuaria do mesmo jeito 30 anos!". Gato, cachorro, tigre e joão-de-barro continuam os mesmos a vida toda, nós somos a coroa da criação, temos o título de "Muito bom" na criação de Deus, somos feitos à imagem e semelhança de Deus, temos o privilégio de viver entre a liberdade e a responsabilidade de viver esta liberdade. Quem tem liberdade, responde por ela.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.