segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Boas obras na vida cristã (pte.5) - Mt 5.1-16



Somos pacificadores que promovem a paz, que não é pano quente nem concorda com o que está errado. A Bíblia diz que "a justiça é uma semente que se semeia na paz" (Tg 3.18), mas paz é disposição, não é fruto da justiça - aprendi que Deus diz: primeiro deseje a paz, e depois de desejá-la, estaremos prontos para admitir a justiça, e q o outro também tem o direito.
Mas se não quero a paz com o outro, só tenho o direito. Nunca haverá paz porque ela é disponibilidade de coração -  paz não é ausência de guerra, é ausência de trégua. 
Paz é um desejo profundo de comunhão, fruto íntimo em ter comunhão, amizade, comunidade, voltar a ter família, vida comunitária. Somos quem ajuda as pessoas para que se disponibilizem à paz, e quando isso acontece, estão prontas para que a justiça seja feita. Mais uma boa obra. 

Somos os perseguidos pela justiça. O mundo está cheio de ódio, e nós, promovemos o amor, clamamos por justiça. Há desapego no mundo, e nós proclamamos amor ao próximo, clamamos por misericórdia e responsabilização sobre o outro. Cheio de injustiça no mundo e nós clamamos por justiça. Cheio de necessidades, de pessoas buscando seus próprios interesses, e nós dizemos que precisa flexibilizar a agenda em favor do outro que necessita. É óbvio que vamos ser perseguidos, vai custar, mas você está preparado? 

Para ser perseguido precisa estar disposto, e só estaremos dispostos ao entendermos "Quando por minha causa" (Mt 5.11) - que é quem mora dentro de nós. Não é um bom coração ou compreensão da vida, Jesus é a luz dentro de nós, afinal não há outra forma de viver.
Não faço boas obras para ser salvo, eu sou salvo (pela Graça!) por isso faço as boas obras. Nada que eu faça agradará a Deus, porque deus me abençoa enquanto durmo - temos que descansar e dormir mais! Cristo em nós é a esperança da Glória.
Fazemos as boas obras porque não tem outro jeito de viver. Somos da turma que voltou da rebelião, não temos nada a ver com o pecado. Somos o sal da terra, preserva e impede a maldade de avançar.
Não somos felizes porque fazemos boas obras, mas felizes porque graças a Cristo, que habita em nós, Deus reina.
(leia a continuação!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.