domingo, 8 de abril de 2012

"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias?" E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir" (Jeremias 1:11,12)

Deus criou tudo, os céus e a terra, e tudo que neles hão.
Uma árvore, para que dê o fruto, primeiro nasce a flor. Essa flor é o sinal que o inverno está no fim. Inverno é sinal de que nenhum fruto nascerá. É o tempo de espera. De transformação interna.

A amendoeira, em hebraico ("shoked"), significa "vigilante". Porque é como se esta árvore ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, pois é a 1ª árvore a florescer. Quando isso acontecer é porque o inverno acabou.

Deus disse a Jeremias: "Eu sou como a amendoeira pois vigio a primavera, para que as minhas palavras se cumpram". E assim como Deus falou a Jeremias, fala também conosco: assim como a amendoeira, sê vigilante.
Em João 15:5, Jesus afirmou: "Vós sois as varas", uma referência às pessoas. Entendo que "vara de amendoeira", significa: "pessoa vigilante".
Porque?
Porque a palavra de Deus iria se cumprir. Independente de nós ou de Jeremias. Deus conhecia o pecado de Judá.
Assim como a parábola das dez virgens, enquanto cristãos, devemos ser vigilantes.
A palavra de Deus irá se cumprir, queira o mundo ou não.
Pregue a palavra.
Obedeça ao "ide".
Jesus vai voltar.
Vigie.
Este mundo tem prazo de validade. Prazo estabelecido por Deus.

Uma preocupação que sempre tive é de sermos "crentes chatos". Pregai, sim, o evangelho, em termpo e fora de tempo. Mas a palavra de II Timóteo 4:2 também nos ensina a não sermos incovenientes, mas ter um compromisso de anunciar, nas horas certas, que o reino de Deus é chegado.
Algumas pessoas esperam com medo. Outras porque "o mundo vai acabar mesmo", como se não tivesse outra coisa a fazer.
Bem aventurado, feliz será o homem que, quando o Senhor encontrá-lo, estiver pregando a palavra.
A palavra de Deus nunca volta vazia.
Portanto, seja vigilante como é a amendoeira.

Observe quando surgir a primeira flor, é sinal que o inverno acabou. O tempo de escassez acabou. Vem o tempo do fruto. O fruto do Espírito, logo vai nascer. E assim, a esperança se renova.
Que o fruto do Espírito renasça em cada um de nós. E a Palavra de Deus se cumpra em nós.


Graça e paz.


*ofereço esse estudo para minha esposa, Alessandra, que sempre foi tocada por essa palavra, a visão de Jeremias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.