Ageu 1:5 - "Considerai vossos caminhos"
O Senhor, pela boca do profeta Ageu, nos ensina a olhar, de vez em quando, por onde passamos ou o que fizemos. "Reflete...considera seus caminhos", diz o Senhor.
Agora, o que é "considerar"?
É meditar, gastar tempo, prestar atenção, olhar com atenção. Não é uma olhadinha rápida. É ver os detalhes, as minúcias.
Mas Deus nos diz também sobre qual o foco "a ser considerado": o vosso. Portanto, é o seu caminho, não do outro. Olha com atenção para o seu caminho.
Apenas para nos situar, nesse tempo, Deus está distante do povo de Israel. E através do profeta, Deus pede que eles reflitam, pensem no que estão fazendo, porque não é possível que não vejam a desgraça de como estão vivendo. Perderam a capacidade de refletir, pensar e redirecionar. Não conseguem discernir. E nem percebem. Mais uma vez o amor de Deus se manifesta.
Assim como eles, nós também nos adaptamos. A qualquer situação. Até a viver longe de Deus. Há pessoas que já estiveram no altar de Deus, mas hoje estão perdidas, perderam a comunhão. O povo de Israel, assim como nós, se acostumou a viver miseravelmente longe do Senhor: "Ô, Ageu! Manda esse povo considerar os seus caminhos. Não é possível que se adaptem a viver assim!".
Quando Deus manda considerar os nossos caminhos?
"Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece ; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado" (v.6).
Você pode ter tudo, mas longe de Deus, você não prospera.
Como eu sei disso? Como posso afirmar?
"Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa?, disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos" (v.9,10)
A sensação de receber seu salário com uma mão, mas com10 mãos esperando seu pagamento. É frustrante. Deus nos diz para "considerar os nossos caminhos" quando o sentimento que nos abate é a frustração. Frustrar-se é cair de cabeça num projeto e quebrar a cara. Faz parte da vida, eu sei, mas quando essa frustração começa a reger a sua vida, pare! Considere. Pense. Reflita.
Ex.: Quem presta vestibular, não passa durante 3 anos. Como essa pessoa fará a prova pela 4ªvez? Já está marcado pela derrota, frustração, olha mas não vê. A força que move essa vida é a frustração.
Frustração é andar para frente e olhar para trás. Quando eu entro no amanhã, olhando para o ontem, Deus nos diz: "Considere vossos caminhos". Reveja os seus caminhos.
Obrigada,, tirei a palavra e queria o entendimento! Fiquei feliz com as explicações.
ResponderExcluirObrigada,, tirei a palavra e queria o entendimento! Fiquei feliz com as explicações.
ResponderExcluirAgradeça a Deus pela direção. Este Blog tem chegado a países socialistas, onde não há internet, como Coréia e China. E, á propósito, essa Palavra de Deus continua bem atual, não? Fique na paz do Senhor.
ResponderExcluirgostei, usei seu texto. Obrigado.
ResponderExcluirFique á vontade. Q a paz do Senhor seja contigo. Continue a ler os textos, tenho certeza q Deus falará muito com o senhor.
Excluir