sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Amor - Mateus 8:1-3
Jesus desceu do monte onde ensinava sobre o reino de Deus. É maravilhoso um Deus que vem ao nosso encontro, vai onde estamos, nos busca onde estamos sofrendo, clamando. Mesmo quietos ou desatentos.
Nós não temos como decepcioná-lo.
Ele desce para nos abençoar, nos atrair, não somente para que o sigamos, mas é algo mais pessoal e profundo.
Como adorar a Deus? Onde?
Esse texto nos mostra que podemos adorar onde for, como quisermos.
O leproso, no texto, passaria desapercebido. O foco é sempre a cura, o milagre em si. Mas naquela época, um leproso andar na rua, junto aos "saudáveis', era impossível. A lepra, para Israel, era maldição, eles eram apedrejados. Se aproximar então, nem pensar. Logo gritavam: "Leproso, leproso", para que as pessoas fugissem.
Jesus, no texto, não só permite que o leproso fale, como o ouve. Eis alguém ali, que o atrai. A presença de Jesus convida o leproso, que já não tem medo da reação das pessoas. O atraía. Jesus o convida, sem medo do seu problema. Passa confiança de que ele, o leproso, seria bem recebido e protegido da multidão. 
Uma coisa é aceitar, outra é proteger.
Um leproso seria apedrejado, mas este, sente confiança de que será aceito: "Pode vir, porque eu desci para que você pudesse se achegar". Deus desce até nós para nos abençoar. É isso.
Deus permite, através do ambiente criado, que cheguemos até Ele, nos aproximar e adorar, com liberdade e certeza que seremos aceitos, protegidos e recebidos.
Jesus estava vindo ao encontro do leproso, humilde, deixando claro ao doente, que ele é bem vindo. E o leproso entende que só um Deus poderia fazer aquilo, e se prostra diante de Jesus. E diante disso, chama a atenção dos fariseus:
- Como se aproxima do leproso? E é aceito, mas não deveria. E o leproso se ajoelhou! Só diante de Deus podemos ajoelhar e adorar!

O leproso recebe a revelação de que ali, na sua frente, aquele que senta no alto e sublime trono, habita entre os homens para atraí-los. A luz inacessível, que os atrai, também os repele.
Mas esse é o Deus que desce para atrair, para tornar-se acessível, entrar na vida dos homens e os levar à adoração. Há um amor intenso que o faz se dobrar e prostrar-se diante de Jesus. É a única reação que podemos ter.
De repente ali, na sua frente, Emanuel, o Deus conosco.
Em certo momento, essa presença e esse amor, o encoraja a falar. Ali, na sua frente, a eternidade se abriu e, com amor e gestos, diz: "Abra o seu coração. Diga o que está no seu coração...o que você quer?"
E o leproso: "Senhor, eu sei que Tu podes..." - Deus está ali! Não para acusar, não para dizer que ele é indesejável ou que a sociedade o repele, mas para dizer que Deus veio para o leproso! Entre na presença de Deus, porque Ele se fez carne!
Eu amo a Deus.
Porque Ele fez comigo igual ao que fez com o leproso. Desceu até mim, até onde eu estava. Desceu do seu reino, onde sua vontade era feita, pra mim, que nem sei distinguir a Sua vontade, nem fazê-la. 
Fui atraído e me aproximei. E, com amor e doçura que NUNCA vi, cheguei às lágrimas. Passou um filme.
E Ele disse: "O que você quer, Márcio? Fale, pode dizer...".
A eternidade se abriu para mim, e meu coração só sabia dizer: "misericórdia...eu sou pecador!". Aos prantos.

Assim como ao leproso, Deus diz a mim:
"Eu o amo do jeito que você é. Não vim consertá-lo para depois amá-lo".
Só alguém TODO-PODEROSO pode se esvaziar, por amor.


NaquEle que é digno de toda honra, toda glória e todo louvor,

Graça e Paz!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.