sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Evangelho se cumpre na sua vida?
João 6:63 - "as palavras que eu disse são espírito e vida"
Toda palavra dita por Jesus se opõe a tudo que o mundo "pode" compreender. As palavras de Jesus arranham nossa honra, nossa reputação, a justiça (própria), a valentia, brigas e discussões, quando há calúnia, julgamento, perseguições, indiferença, ódio. Abrir mão do "possuir".
Para ajudar, nos recomenda a via dos "otários": não aceitar provocação, desviar do enfrentamento, levar sim, desaforo pra casa, não encarar um embate com o perverso, oferecer a outra face, oferecer mais que a capa, guardar seus direitos e riquezas por não ter necessidade de ostentação, especialmente quando na presença de quem não sabe diferenciar a lei, da graça.
Sinceramente, discípulos de hoje, tem dificuldade em cumprir tais palavras e mandamentos. Mesmo sabendo que deveriam ser "o espírito e a vida".
Ser cristão não é fácil. Nunca foi.
Interessante é que não queremos, temos dificuldade em colocar em prática as palavras de Jesus. Mas ainda assim queremos o Evangelho se cumprindo. 
Resumo: não praticamos, mas queremos que aconteça. É a mesma coisa que querer voar sem asas. Ou correr sem pernas. Ou como querer "ser", sem alma e sem espírito.
Nada vai se cumprir. 
Na verdade, os crentes querem que a Palavra se cumpra, mas sem obediência á Palavra.
Percebo também este raciocínio: "Se crermos nEle, no seu poder, seus milagres e curas, não necessariamente nas suas palavras, conseguiremos". Ou como já ouvi: "Sou humano, como ser igual a Jesus?", como se justificando o não viver no espírito, onde as palavras de Jesus fosse algo a buscar, mas nunca a alcançar.
É uma meta, mas exequível.
Me incomoda perceber que alguns crentes oram assim: "eu sei que Tu és Deus. Então, não me desapontes, pois estou confessando que Tu és o maior dos maiores. Não me deixes ficar envergonhado diante daqueles a quem declaro Teu poder!". Sinceramente, tenho essa sensação.
Já citei aqui a oração que torce o braço de Deus. Como se Jesus tivesse que trabalhar em nosso favor. Jesus disse: "se me amais, guardareis meus mandamentos" (João 14:15) e "vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando" (João 15:14).
Então, com esse raciocínio (hã?), podemos pular do pináculo ou sair no tapa com os ímpios. Lembrei da época da igreja Renascer, quando descobriram os dólares na Bíblia e, ao mesmo tempo, caiu o teto numa das igrejas. Nas ruas, as reportagens e as pessoas eram ofendidas pelos crentes, com rostos irados, apareciam em defesa do casal.
Continuamos assim: dando pérolas aos porcos, odiando quem nos odeia, não simpatizando com os (in)diferentes, julgando á vontade, mimados e caprichosos, edificamos nossa casa na areia, nos tornamos amigos do lobo e, ao invés de amar, julgamos a ovelha.
E ainda pedimos "misericórdia" para nossa incapacidade em obedecer ou guardar (puro) o nosso coração, de sempre perdoar, de amar nosso inimigo, orar pelos que nos perseguem. Pelo que sabemos e não colocamos em prática, pelo que não ensinamos aos outros. Pelo que não vivemos, em espírito e em vida.

Muitas vezes reclamamos que a Palavra não nos faz bem, não realiza o prometido, não traz a paz que excede (todo) o entendimento, não nos faz viver em alegria, não temos uma vida em abundância.
Trabalhei com Treinamento durante 12 anos e, no mundo corporativo, ensinei que "se quiser resultados diferentes, comece já a fazer coisas diferentes". Há crentes fazendo a mesma coisa há anos e estão esperando resultados diferentes.
As palavras de Jesus tem a ver com isso. Antes dEle falar, era "olho por olho". Depois, Ele disse: "Faça diferente!". pois "todo aquele que ouve e conhece minhas palavras e não as pratica, é um tolo" (Lucas 6:49). Porque a maré sobe todo dia, e há intempéries, todo dia.

Busque a Deus.
Eu amo Cristo. Choro muitas vezes só de falar, de lembrar. Dentro da minha casa mesmo, nos cultos nos lares. Não sei viver de outra forma.
Aplique na sua vida a simplicidade do Evangelho. Vejo pessoas deturpando a Palavra, buscando coisas que não são para nós, textos sem contexto, trazendo referências que não são para nós, carregando a "arca" da aliança, trazendo cajado para o púlpito, cruz de madeira no altar, rosa ungida, água do rio Jordão, sal grosso para o banho.
Meu Deus...
O evangelho é simples. É a palavra de Jesus: espírito e vida.
Pensamento, raciocínio, entendimento, prática, comportamento.
Não acredite que, sendo contrário a isso, você realize qualquer coisa na sua vida.


NaquEle que era, é, e há de vir.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.