domingo, 7 de outubro de 2012

O mover do Espírito Santo - Atos 2:41-47

O Espírito Santo veio sobre os apóstolos, no Pentecostes. Em línguas, falavam, das grandezas de Deus. Interessante aqui é que o Espírito Santo não deu só o dom de falar em línguas, mas também o dom de ouvir. Ouvir os dons de Deus.
Exatamente o contrário da torre de Babel, onde Deus separou o homem através de línguas para que não se entendessem. Agora, Deus une as pessoas, no Pentecostes, através das línguas.
É maravilhoso.
Cuidado com quem fala em línguas, mas não exalta a Jesus. Assim, se deixarmos o Espírito Santo agir, nós vamos nos entender. A comunidade em Atos é exemplo para nós.

A igreja é gente que gosta de se encontrar, se encontram, em torno de Jesus Cristo.
Invariavelmente, dizemos, com nostalgia: "Ah, como devia ser bom viver assim...". Só um detalhe, aquelas pessoas de Atos, são exatamente como nós! Aquelas pessoas não se cumprimentariam sem a presença do Espírito Santo! Pessoas comuns, voltadas para si mesmas. Como nós.
E foi só o Espírito Santo que despertou neles o amor, a vontade de estar junto, de contribuir, ajudar os necessitados, ser voluntário. Foi o Espírito de Deus quem fez isso. Essa, afinal, é a nossa meta, não?
Não.
Não temos que "buscar" ser assim. Porque se "buscarmos" ser assim, será um movimento de pessoas, e o que aconteceu em Atos, foi um movimento do Espírito Santo.
Foi um avivamento.
Não sei o que incomoda mais a Deus, se é quando ainda não somos convertidos ou quando nós queremos "ajudar" a Deus...
Isso é fato: um grupo de pessoas começa a orar, pois a igreja está "morna", para que o Espírito Santo tenha liberdade para agir mais na igreja. E através da oração, algo realmente começa a acontecer. Há um avivamento na igreja, onde cristãos começam a se arrepender.
Pergunta: não está do jeito que deveria estar porque o Espírito Santo não faz o que deveria fazer ou nós, cristãos, não estamos nos arrependendo?

Na história, quando houve um avivamento (do Espírito, não de homens), houve gente orando e gente se arrependendo.

Não devemos pensar ou agir assim: "Ah, devemos conviver, dividir, amar, etc" - Não! Porque não é uma "programação" de igreja. Os líderes de igrejas hoje se parecem com gerentes, se preocupam tanto com a salvação que esquecem de dar esperança...Programação de igreja é feita por homens. O Espírito Santo é o que continua a agir.
O Espírito Santo é o ambiente em que vivemos, isso se não atrapalharmos. Em Atos 2:41-47, era o melhor que a igreja poderia ser. Não havia programação. Entenderam que a ceia do Senhor falava de esperança, então todo dia partiam o pão e tomavam vinho, celebravam a morte do Senhor, a igreja e a ressurreição. Ajudavam a todos que estavam á sua volta. Entende que o ambiente é o Espírito Santo? E se não está fluindo conosco, é um problema nosso, não do Espírito Santo.
"Não entristeça o Espírito Santo" (Efésios 4:30).

Leia a continuação...



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.