sábado, 13 de outubro de 2012

Romanos 1:1 - "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus"
Alguns valores que aprendemos em Romanos é que nos coloca debaixo das mãos de Deus, como pecadores que somos. Mostra o amor de Deus por nós e quem é Cristo, e o caminho para salvação.
Deus sabendo quem somos, e ainda assim, entregou seu filho por nós. Esse amor constrange e nos convida a sermos "um novo homem". Não há como continuar passivo.

O livro de Romanos é a obra mais profunda, contínua e importante. Não paramos de ler e aprender. Quem o escreveu, foi um ex-judeu, fariseu, que odiava o cristianismo (Atos 9:1) e ajudou a matar o primeiro cristão (Atos 7:58), perseguiu a igreja primitiva (Atos 8:1).
Como esse homem escreveu uma carta que, século após século, inspira, acende a chama e aviva a igreja?
A reposta começa em Romanos 1:1 - "Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado de apóstolo, separado para o evangelho de Deus".
Nas 3 (três) frases, a importância não é quem é Paulo, mas a quem ele pertence e quem o enviou. Esse versículo não é sobre Paulo. E isso torna a sua vida importante (ou não): a quem você pertence...e não quem você é.
Paulo diz que é "um servo de Cristo Jesus".
Então, somos confrontados, porque Jesus, chamado Cristo, foi morto por volta de 30 D.C., por Pilatos, romano. Temos várias testemunhas. Ele estava morto. Ora, mas aqui, Paulo diz que este homem, Jesus Cristo, não está morto, mas ainda é seu mestre e que ele, Paulo, é escravo deste homem.
O que significa ser "servo de Jesus"?
Significa que Paulo foi comprado e governado por Jesus. Em I Coríntios 7:23, Paulo diz: "Fostes comprados com um preço, não se tornem escravos de homens". Em outras palavras, cristãos são servos de Cristo (mais tarde, "amigos"), porque Ele nos comprou, morreu por nós, portanto, Ele é o Senhor das nossas vidas.Paulo era servo de Cristo. Em Gálatas 1:10, Paulo diz: "se eu estivesse ainda agradando a homens, eu não seria servo de Cristo". Ser servo significa submissão absoluta.

Não é uma simples carta. Não falamos de uma homem e seus feitos, suas obras, sua inteligência. Falamos da sua subserviência. Nos ensina a sermos servos, jamais senhores de si mesmos.
Paulo diz que "não é (apenas) um servo de Cristo Jesus, mas (também) chamado para apóstolo". Não é o que ele fez, mas o que tem sido feito para ele: comprado, chamado e separado. Deus é o agente principal aqui. Não Paulo.
E pensar que nas igrejas há títulos que superam Paulo.

Não tratamos a carta aos Romanos como trabalho de um homem, mas como obra de Deus, em um homem.
Ser apóstolo, para Paulo, era ter visto e andado com Jesus. Visto ressuscitar dos mortos, para dar testemunho, ter sido autorizado por Cristo para representá-lo e fornecer a base para sua igreja, através da verdade.
A igreja tem sido "construída sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina" (Efésios 2:20).

Paulo, chamado para apóstolo, e nós, a igreja, recebemos o livro de Romanos como a mensagem não de um homem, mas de Cristo. Romanos não é grande porque é a palavra de uma pessoa especial, mas porque é a Palavra de Deus (I Tessalonicenses 2:13 e I Coríntios 2:13).
E finalmente, Paulo, mais que um servo ou um apóstolo, estava separado para o evangelho de Deus. E quando isso aconteceu? "mas quando aprouve a Deus, que me separou desde o ventre da minha mãe" (Gálatas 1:15). Deus tem planos para todos nós, desde o ventre de nossa mãe. É aquela frase conhecida: "Deus não escolhe os capacitados. Capacita os escolhidos".
Há muito para falar de Paulo. O que escrevi é só o primeiro verso do primeiro capítulo. Apenas três (3) frases.


NaquEle que nos escolheu para uma grande obra.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.