domingo, 2 de dezembro de 2012

Felicidade - Salmos 32 (pte.1)
Ouvi uma pessoa angustiada dizer: "Tenho direito á felicidade! Sei que as decisões que estou tomando são controversas...mas eu quero ser feliz, preciso ser feliz...tenho esse direito...ou não?! O que motiva a tomar essa decisão é o meu direito á felicidade!".

Bom.

O que posso dizer é que não é possível ser feliz contrariando Deus. É um princípio que nunca será quebrado. É como se uma cafeteira decidisse lavar a louça, a partir de agora. Não há sustentação.
Acredito que a dúvida aqui não é ser feliz, mas o que é ser feliz.

Davi nos dá um caminho em Salmos 32 (se possível, leia).

O caminho para "ser feliz" é ser reto de coração. Mas o que é "ser reto de coração"?
É ter, colocar o coração no lugar onde Deus quer, com os sentimentos que Deus quer. E para isso, temos que nos render, ouvir, aceitar e realizar o que Deus nos manda. 
É ser "servo". Um servo reconhece o seu Senhor. E "serve".

Aprendemos que é possível pecar por palavras, pensamentos, por obras. Mas esquecemos que é possível pecar (nos afastar de Deus) por sentimentos. Permitir que o sentimento errado tome conta do coração, e muitas vezes, permitimos em nome da (nossa) felicidade.


Como é possível ser feliz se o coração sai do lugar de onde deveria estar? Sente o que não deveria sentir? Abriga um desejo que não deveria abrigar? E buscando o que não deveria buscar? Porque se tudo isso der certo (sair, sentir, desejar e obter), isso nos matará. Como um viciado, quando diz que a felicidade deles depende de um lugar, de droga, de uma dose ou de uma pessoa, para ser feliz.

Isso não é felicidade. É suicídio.

Que tipo de pessoa é feliz?
Aquela que tem o coração reto.
Como ter o coração reto?
É reconhecer os erros, pedir perdão.
Admita que Deus está certo, que os caminhos que está percorrendo agora, que os caminhos dEle são corretos e não o que você deseja - "meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e meus pensamentos são mais altos que os vossos pensamentos" (Isaías 55:9).

Sabe como reconhecemos que estamos errados? Reconhecendo que Deus está certo. Admita. O pastor Ariovaldo Ramos disse que, fazer algo que Deus não gosta, é bater num prego com uma jarra de vidro: não faz sentido. 

Feliz é aquele que, ao perceber que faria algo diferente do que Deus ensinou, ela para e diz: "Não vou!". É assim que damos razão á Deus. Assim seremos retos de coração.

Lembra?
Que tipo de pessoa é feliz? 
Aquelas cujo coração é reto. E só temos um coração reto, se dermos razão á Deus.


NaquEle, cujo amor nos ensina a sermos retos, sempre.

(leia a continuação)

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.