Lucas 22:39-46 (pte.2)
Você está preparado para a provação?
"levantai-vos e orai para que não entreis em tentação" (Lucas 22:46). O mal jaz á nossa porta, "somos entregues todos os dias á morte" (Romanos 8:36). Porém, quando se é maduro na fé, cresceu espiritualmente, essas coisas não nos atingem. Não quer dizer que o inimigo não irá te tentar. O laço está lá, mas você está vigiando, orando, jejuando. "Maior é o que está em vós do que o que está no mundo" (I João 4:4).
Paulo¹ em Atos 22, teimoso, contrariou a vontade de Deus quando o Senhor disse para Paulo não ir para Jerusalém: "Não, vou ficar nesta cidade" - contrariando a ordem de Deus para ele sair.
Paulo continuou a ser um homem de Deus? Claro.
Deus o enviaria aos gentíos, e ele disse que não iria. Onde ele foi parar? Na cadeia, em Roma.
Sansão², nazireu, separado por Deus para não beber bebida forte, não comer comida imunda, nem cortar o cabelo. Mas casa com uma estranha, mata um leão e depois toca o seu cadáver. Ainda bebe vinho, grande mulherengo, se apaixona por uma prostituta que, ingenuamente, conta o segredo de sua força: seu cabelo. Preso pelos Filisteus, tem os olhos furados. Sansão desobedeceu a Deus. Envergonhou seus pais e seu povo. Sansão resume-se assim: "um abismo puxa outro abismo" (Salmos 42:7)
Daniel³, homem de Deus. Seus inimigos o achavam muito correto, sempre fiel a Deus. E armaram uma armadilha.
Sabe quem preparou a cova com os leões? Deus. Todos tem que ser provados, e é na hora das decisões, suas atitudes, é que mostramos quem somos.
E os outros verão se só falamos ou se fazemos. Daniel continuou firme, não pediu para o rei livrá-lo (porque este ficou triste ao saber que Daniel estava preso).
Mas quem dá a última palavra ainda é Deus.
O rei poderia livrá-lo antes de entrar na cova. Mas dentro da cova, na situação, só Deus.
Afinal, Deus não nos livra "da" cova, nos livra "na" cova.
Jó4, homem bom e reto, que se desviava do mal. Rico. Perdeu tudo e manteve-se firme: "O Senhor me deu, o Senhor tomou; Bendito é o nome do Senhor" (Jó 1:21). Estava doente, além de perder a família, todos se afastaram. Sua carne estava podre, sua aparência era podre, mas estava edificado por dentro.
Deus deixou claro: "Esse eu posso contar!".
E você?
Deus pode contar?
(leia continuação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.