terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Natal? - l Coríntios 8:6,7
Sim, Natal...
Assim como os magos vieram não sei de onde (Mat 2:1,2), creram e adoraram o nascimento, a "encarnação" do Filho de Deus, gosto daquilo que reis, príncipes, teólogos e até "crentes", não conseguem enxergar.
E não há Natal nos Evangelhos.

Juntamos nossa família, nos vemos uma vez ao ano. A troca de presentes é um afago, simplesmente dizendo: "Você é importante pra mim!". É o amor demonstrado.

Quando encontrei Jesus celebrei o Natal por 2 motivos:
1) minha alma celebra a encarnação de Deus;
2) os Natais do amor de Deus, em nossa casa.

Não se escandalize. 

Perguntam e eu digo: Ame a Jesus, de toda a sua força, de todo seu entendimento e de todo seu coração. Ele morreu  e ressuscitou, para que tivéssemos vida em abundância, e não para sermos atormentados. Faça tudo de consciência tranquila, em ações de Graça, para que tudo isso torne-se puro. 
Nem todos compreendem dessa forma. O entendimento vem do alto, e aquele que o tem, não deve escandalizar o irmão, que ainda não amadureceu. 
Leia o verso 7 do texto citado acima.

É mais fácil crer no Papai Noel, que em Jesus, hoje em dia.

Portanto, encha seu coração com a Palavra de Deus.

Pergunta: O que Jesus faria se estivesse no seu lugar? Amaria ou reprovaria? Sentaria com as prostitutas, com os leprosos, os cobradores de impostos ou os amaria?

Se estiver lendo o Evangelho e fizer essa pergunta, entenderá, sem dificuldade, pois o discernimento do Espírito, virá. 

Paulo nos alerta para não se guardar festas religiosas como se elas tivessem virtude em si mesmas (Jesus não nasceu em dezembro e o Natal é uma herança cultural, séc.IV). 

O Natal acontece em nós, porque cremos que Jesus era Deus. E a "encarnação" da Graça, foi Jesus, o Emanuel.

Sim, é uma celebração religiosa, só faz mal, a quem vê assim. O que empresta sentido às coisas, são os olhos de quem vê (com o coração), e não as coisas em si.


Pense nisso: Se Jesus não nasceu nessa época, o que move as pessoas a serem bondosas, doadoras, caridosas, perdoadoras, amáveis e transformadas?


O Natal de quem crê, é todo dia. Por isso temos a transformação, pelo Espírito. Cada vez mais o texto de II Cor 5:19, faz sentido: "Deus estava em Cristo reconciliando-se com o mundo".

Há quem comemore o Natal e quem não comemore por julgá-lo uma festa pagã.

Ninguém fica adorando árvore de Natal ou o Papai Noel. Não há substituição. É melhor explicar e fazer compreender que "ídolos nada são" (I Cor 8:4), do que negar e levantar paredes que impedem filhos e pais, de se reconciliarem.
Agrado a Deus, pela fé, amando e sendo amor. Pois é o maior dos dons. De que adianta não comemorar o Natal, não montar árvore de Natal, não ter ceia em família, e não conseguir amar o próximo? Ou "O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica" (I Cor 8:1)

Mesmo sabendo de tudo isso, não deixo de degustar pernil com frutas, tender com abacaxi, peru com pêssego. Não deixo de comer bacalhau ou frutas, uma lasanha, sempre regadas a um bom vinho. Trocar presentes, curtir a família, agradecendo a benção de estarmos juntos, felizes e em paz.


Em Cristo, 

desejo a você, um tempo maravilhoso de Natal! Que seja Natal todos os dias, em sua vida. Que seja também, um processo de transformação, e que possamos refletir, a imagem e atitude de Jesus.




Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.