sábado, 15 de dezembro de 2012

Salvem os crentes ou salve Jorge?

Ouvi muito falatório, muita objeção do povo evangélico contra essa novela que começou "Salve Jorge". Novamente a autora Glória Perez. Fazer o que?
A novela exalta um ídolo pagão. 
A Record reprisa o épico Davi.
Parece contrapor a "benção" e a "maldição".

Apesar de tudo, pra que perder tempo? Tantas coisas para nos preocuparmos...


Não gosto de novela, não estou dizendo para assistir, não gosto de ramificações pagãs, mas daí a seguir a mentalidade evangélica radical, que vai de mal a pior (nunca se falou tanto de Deus, nunca as igrejas estiveram tão cheias, porém nunca se praticou tão pouco o Evangelho) não compreende algumas questões básicas, e que de tão básicas e simples, não são discutidas.


Vamos lá:


Paulo diz que um ídolo não é nada (I Cor 8:4-7). Nós, os que creem, é que damos um significado grande (e poder!), ou seja, nós, os que creem, é que não fomos libertos. Nossa consciência inda é fraca, como diz no verso 7.


Cito ainda a novela anterior, que mesmo não assistindo, muitas pessoas (mesmo), comentavam. Apesar de assistida por milhões de "crentes", promovia o ódio, vingança, luxúria, adultério, etc. Havia também um personagem descaracterizado de "crente" (aliás, a globo é campeã em esculhambar os crentes). Tudo isso é comum nas novelas. Engraçado é que não houve nenhuma mobilização...


Tenho visto algumas cenas desnecessárias (sexo) em Rei Davi. Cenas, não história. A Bíblia mostra quem foi Davi. Mas a história, para quem não crê, mostram cenas de adultério, homicídio, lutas sangrentas, incesto entre irmãos, várias concubinas, sogro tramando a morte do genro, filho rebelando-se contra o pai, e tantas outras situações.


Isso é o homem. Não há o que esconder.


A diferença é que, como cristãos (e não "crentes"), a Palavra de Deus é um alerta, há um caminho a seguir (benção) e outro a desviar (maldição), é nosso "manual do proprietário".

A novela é um conto, uma história, inventada e inspirada na vida. Quem olha as cenas sem o discernimento do Espírito, se perde (tentação, incentivo, valores, direção). Quem tem o discernimento e olha as cenas, sabe que aquele caminho, não nos leva á salvação. E no final, é isso que importa.

Alguns xiitas evangélicos quebram "imagens" de gesso pela madrugada. Ao invés de evangelizar, preferem a luta armada. 

Porque será que não há paz entre Israel e a Palestina?
Enfim...

Jesus nos dá o caminho:

"Ai de vós, escribas e fariseus...que coais um mosquito mas engolis um camelo" (Mat 23:23,24)

Vale a reflexão de quem nós somos e o que fazemos no mundo. Quem não gostou, por favor, me entregue nas mãos de Deus. 



NaquEle que nos enviou para evangelizar e transformar o mundo.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.