quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Liderança - Josué 1:3-6
Em meu trabalho, Consultoria e Executivo de Treinamento, discuti e debati sobre o tema "liderança". Muitos acham que a liderança se aprende. Pode ser. Mas acredito que o líder que dará certo, que terá os melhores resultados, são aqueles que as muitas qualidades já estão lá, inerentes á sua vontade. É um dom.
Outros podem aprender, mas jamais serão completos, como estes.
Porque, na verdade, tratamos com seres humanos, e não com planilhas, números, metas ou aprendizado, apenas.

Portanto, o exercício da liderança, passa a ser um privilégio e também, uma responsabilidade. Isso é para poucos.

Líderes fazem a coisa certa e do modo certo. Não adianta acabar com uma mosca atirando nela com uma bazuca. Matou a mosca? Sim, mas a parede que estava atrás, caiu.

Um problema de liderança em qualquer meio, é um problema dos líderes, não dos liderados. Espera-se que os líderes sejam líderes nessa hora, tenham visão, alcance onde os liderados não alcançam, para poder encaminhá-los.

Necessário é ter sensibilidade, para que tenham compaixão e não frustrem os sonhos e anseios dos liderados.
Ter responsabilidade, que não tenha o complexo de Adão: Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem. Ou seja, a culpa é sempre do outro. O contrário é verdadeiro: Não serem servos dos liderados, sem pulso algum. E, por fim, servir. Mais que saber, exercer, que o maior serve o menor.

Pensando assim, quase ninguém terá capacidade de liderar.  Mas há competências que podem ajudar:


1) Solidão

Sim, os líderes enxergam, percebem, sentem, conhecem, estão dispostos a sacrifícios. Se apaixonam pelos liderados. Mas águias não voam em bandos.

2) Tomar decisões

Assim, torna-se "impopular". O caminho do fracasso é tentar agradar a todos. Construir consenso, convergir para um mesmo ponto, deve ser o objetivo. Tem que ter coragem para decisões e assumir responsabilidades. Caso contrário, haverá grandes discussões, mas nunca um objetivo.

3) Críticas

O dito popular diz que "nem Jesus agradou todo mundo" se faz verdadeiro. Quando um líder se posiciona, assume a  responsabilidade de encaminhar todos ao bem comum, contrariando a minoria, sempre. Interesses particulares. Ouvirá palavras duras e imerecidas.

Por isso, e muito mais, acredito que a liderança de uma instituição, não é para qualquer um.

Seja ela uma igreja ou uma empresa.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.