"Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Teu nome..."(Mateus 6:9)
As pessoas estão aprendendo a oração que tenta colocar Deus em nossas mãos para que Ele faça o que a gente quer.
Jesus nos ensinou a oração do "Pai-nosso", e algo extraordinário: que podemos chamar Deus de "Pai". É a primeira vez nas Escrituras que se diz, porque Deus se permite ver como pai.
Ama como o pai que aguarda a volta do(s) filho(s) e tolera o filho que não foi, mas gostaria de ter ido.
Inclusive, das religiões monoteístas existentes (um só Deus), somos os únicos (cristãos) que chamam Deus de "pai". Nenhuma outra faz isso.
Deus se esvazia para conviver com a sua criação. Nos faz sentir plenamente, filhos.
Interessante é ver que Deus é Pai, e se é "Pai-nosso", nos faz ver o outro, como irmão. Que jamais caiamos no pecado de Caim: "Onde está o teu irmão? E ele disse: Não sei. Sou eu guardador do meu irmão?" (Gênesis 4:9). Temos que saber onde está o nosso irmão. Se não soubermos, é porque não cuidamos, andamos sozinhos e separados. Mas, não somos um corpo?
"Santificado seja o Vosso nome" - Sim, é pelo nome de Deus que estamos aqui, não por quem somos. Em Ezequiel 36:16-30, Deus mostra que concertará nossa vida. Porque profanaram o seu nome, abandonaram Deus, viraram assassinos, adoraram outros deuses, perderam o direito de ficar na terra, onde chegavam envergonhavam o nome de Deus, porque Deus os tinha escolhido. Mas, se eram o povo de Deus, como faziam tais abominações?
Assim é, até hoje.
Mas Deus, nesse texto, muda a realidade do povo. Não por quem é o povo, mas por amor ao próprio nome, Deus traria o povo de onde jamais deveriam ter saído, mudaria o coração de pedra em coração de carne, mudaria a índole colocando um espírito novo, colocaria o Espírito Santo para que andassem nos estatutos de Deus, limparia o povo de tudo o que fizeram de errado, purificaria por dentro e por fora, e abençoaria o povo não tendo mais fome nem sede, e colocaria as coisas nos devidos lugares.
Deus fez isso não por quem nós somos, mas por quem Deus é.
Comigo e com você acontece a mesma coisa. Quando Deus não tiver mais motivo de nos tolerar, ainda irá nos ajudar, porque irá salvar o seu nome. Por amor.
Ao contrário de colocar Deus contra a parede, essa oração nos coloca nas mãos de Deus. Nos mudar, nos transformar, experimentar a profundidade da salvação. É Deus nos capacitando, transformando, dando força, mudando a nossa história, nos levando a agir corretamente, é Deus nos carregando.
Senhor, santifica o Teu nome.
Quando olharmos para o nosso filho e não souber mais o que dizer, diga: "Pai, santifica o Teu nome na vida do meu filho!".
Quando o caos se instalar e não souber mais o que dizer, diga: "Pai-nosso, santifica o Teu nome na minha história, no meu lar, onde eu esteja!".
É o mesmo que dizer: "Deus concerta as coisas do jeito que só o Senhor consegue concertar".
Não é fazer o que queremos, é fazer o que precisa ser feito.
Quem sabe Deus santifique em nós o seu nome, aprendamos a viver no seu reino e fazer a sua vontade.
Que o pão é nosso, mas que somos completamente dependentes dEle. Compreendamos que o perdão é para dar, e nos perdoar mutuamente. E saibamos que toda tentação tem o objetivo de desonrar o nome de Deus.
Deus, santifica o Teu nome. Coloca no lugar tudo o que tem que colocar, muda, concerta a nossa história, nossa vida, nosso coração, nossa índole, nossa alma, por amor do Teu nome.
Amém.
Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.