Sempre ouço alguém tentando justificar-se aqui e ali, mas definitivamente, a Palavra de Deus diz "não" à bebida alcoólica. Sim, poder, nós podemos, mas será que convém?
E para combater quem ousa convencer outros irmãos e até Deus, de que "não posso ficar embriagado, mas beber posso", vejamos algumas citações:
- Is 28.1 - Soberba;
- Pv 20.1 - Escárnio e tolo;
- Pv 23.21 - Acabarão na pobreza;
- Pv 23.29-35 - Olhos vermelhos, pesadelos, quedas, dependência e destruição.
Todos os versos acima tem relação com os efeitos derivados da bebida. Segundo a OMS, num documento chamado "Self-Help" (2010), não é a quantidade de álcool, mas a frequência. Se a pessoa bebeu, há risco para a saúde, de alguma forma - uns mais, outros menos. Um exemplo deste documento são duas doses diárias ou ficar sem ingerir álcool apenas 2 (dois) dias/semana, já é considerado vício e fará mal à saúde.
O álcool leva o homem a perder sua estrutura, desmanchando-se na falta de pudor, praticando coisas abomináveis e imorais, pois o homem se torna escravo daquilo que o domina (II Pe 2.19), e quem o domina é o inimigo através do álcool, ao qual ele fica sujeito - e qual o limite para quem veio apenas para roubar, matar e destruir? Veja depoimentos de pessoas após flagrados em seus crimes hediondos e dirão: "Não sei o que eu fiz, uma voz me dizia para fazer". E assim, destrói lares, deixa aleijadas as famílias, provoca discussões e violência entre as pessoas, e em muitos casos, leva à morte.
Ocorre isso porque estão debaixo de maldição, conforme a Palavra de Deus.
Não nos deixemos parecer com este mundo, mas transformemos as pessoas que nele vivem, para que estas vejam e sintam a boa, agradável e perfeita vontade de Deus na vida delas (Rm 12.2)
Avalie você mesmo se Deus se agrada da bebida alcoólica:
- "Os alcoólatras não herdarão o reino dos céus" (I Cor 6.10).
E quem dá acesso às pessoas comprarem essa bebida que mata a criação de Deus? Isso mesmo, alcança até quem serve, vende ou mesmo possui dentro de sua casa, essa espécie de arma contra nós mesmos, a coroa da criação, impedindo a Salvação - quem semeia na carne, colherá corrupção (Gl 6.8).
Aos olhos de Deus, quem dá bebida alcoólica aos outros ou usa a bebida para interesses escusos, é corresponsável pelas consequências na vida de quem bebe (Hq 2.15,16). Ore, peça transformação, cura, lucidez, e principalmente, as consolações do Espírito Santo, pois só Deus lhe trará cura e restauração, em nome de Jesus.
Graça e paz!