sábado, 20 de outubro de 2018

Chorar diminui a dor (pte.2) - Sl 30.5b

Sabia que Deus nos criou com dois buraquinhos na parte de dentro dos olhos? Porque o choro tem o seu valor, pois Deus ao nos criar disse que era "muito bom". Nossas emoções abaladas devem sair de nosso corpo, em forma de lágrimas, pois farão mal se permanecerem dentro de nós. No Salmo 30.5 chorar é uma possibilidade na vida de qualquer um, e dizer "engole o choro" é como plantar uma semente maldita no coração, sendo o choro, uma benção.  

Engana-se quem diz ser o choro a revelação da nossa fraqueza, que devemos ser fortes na dor - quem disse isso? Onde ouviu isso? O 'forte' não chora? Choro tem a ver com fraqueza? Ora, Jesus, ao lado do amigo Lázaro, chorou (Jo 11.35), e chorou pelo amigo que ressuscitaria daqui há 20 minutos, e ainda assim, chorou. E nós não podemos chorar? Há pessoas que veem o choro, as lágrimas, de forma equivocada.
Só quem já passou a noite inteira em claro sabe que quando o texto diz "pode durar uma noite", é equivalente a eternidade. 

A dor pode tirar de nós a tristeza, através das lágrimas, e ao chorarmos, nos sentiremos melhor, pois as lágrimas, assim como a chuva que rega o solo (nosso coração), o deixará pronto para renovar nossa esperança para uma nova colheita. 

A Bíblia diz que há tempo de sorrir e tempo de chorar, então porque se culpar por chorar? Quantos passam por verdadeiras angústias, choram sozinhos no banheiro ou no carro, onde as lágrimas são o único refúgio? 

Vejo homens e mulheres querendo ser "super", endurecem o coração achando que ser forte é a saída, acumulam angústias, tensão afetivas e espirituais, como que isso fosse nos blindar - e assim, temos nossa relação equivocada com o choro, porque sonegamos nossa humanidade dessa forma, ao dizer "eu não sinto nada" - o que comparo à hanseníase: uma doença que faz com que nada nos faça sentir dor...

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.