sábado, 20 de outubro de 2018

Chorar diminui a dor (pte.3) - Sl 30.5b

Quem se recusa a chorar sonega a própria humanidade: "Eu não vou chorar! Serei forte!". Então, quem não chora se acha forte, que por si mesmo se basta, resolve, consegue, ou pode alguma coisa, e pode passar a vida orando, mas jamais dependendo ou entregando sua vida a Deus. E quando pensamos ser fortes é aqui que somos fracos - porque minha força está mim mesmo. Se luta para não chorar é porque não está bem.
Quem chora, está com suas emoções no lugar certo, chora por sentir a dor, a fome e a necessidade do outro. O choro nunca será sinal de fraqueza, não está escrito em lugar algum (livros de medicina, filosofia, Bíblia). Triste é não chorar. 

O choro é uma realidade na vida das pessoas, não amaldiçoe o dia que nasceu, como Jó. Maldito não é o dia do choro, é a sua postura diante do choro e da tristeza, provavelmente, porque 'comprou' a ideia de uma vida mais que abundante, de prosperidade, que não existe. Hoje você chora, mas pense: não houve dias que sorriu, festejou, dançou, se alegrou? Certamente, na maioria dos dias você não chorou.
Um dia vamos morrer. Mas todos os outros dias, vamos viver. 


Cito J.Renart: "Negar o choro é irracional. Não é possível chorar e pensar ao mesmo tempo. Pois cada pensamento absorve uma lágrima". Algo como se você pensar, não vai chorar. Se conter as lágrimas, Deus não trabalhará em sua vida, pois Ele disse: "Enxugarei toda lágrima" (Ap 21.4).  

Portanto, ao chorarmos, nossa humanidade estará saudável, em dia, sentindo dor, sim, mas é dessa forma que Deus virá e nos abençoará - pois quando somos fracos, a nossa confiança e força, está no Senhor, logo, é aqui que me faço forte - não negamos nossa humanidade. Honre seus canais lacrimais, pois tudo o que Deus criou, no homem, foi 'muito bom'.
Não sinta culpa ao chorar.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.