segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Autoridade - Sl 66.7

Estar em posição de autoridade exige algo que nós temos que lutar muito para alcançar: santidade. Deus é santo, e é tão profundamente santo, que propõe que sejamos também (Lv 19.2). Nenhuma palavra hebraica semelhante a "autoridade" é usada nas Escrituras Sagradas como exousia. A autoridade de Deus como soberano é ensinada, mas não vem desacompanhada de Seus atributos visíveis, que através da teologia sistemática conhecemos as qualidades do caráter divino, de acordo com a revelação permitida por Deus para que o compreendamos, não mais que isso. É impossível compreender Deus, mas é possível ver Sua autoridade através da história.

Logo, quando aprendemos a estar na posição de autoridade precisamos nos santificar, pois um líder corre o risco de fazer o que não se deve, e também palavras que jamais devem ser pronunciadas. A autoridade nos permite conduzir, ensinar, jamais expor. A santificação vem através da Palavra de Deus, e os sentimentos decorrentes desta transformação permite termos o discernimento de que convivemos com quem ainda não foi transformado. Assumimos atitudes, segundo nosso ponto de vista, que os filhos de Deus esperam que sejamos santificados - só assim poderemos aconselhá-los e teremos sua confiança. Isto influenciará nossa comunhão com estes irmãos, nem descuidados nem frios demais.

Quem se concentra na verdadeira função de autoridade, está numa posição de representar a Deus, nas palavras e ações. Mas apenas àqueles a quem Deus honrou para ter autoridade, fiel à Palavra e em amor às pessoas. Confesso que conheci poucos assim. O homem, ás vezes, quer ser autoridade (poder) sem ter recebido de Deus tal função.

É por isso que estar em situação de autoridade (sim, porque não somos, nós estamos) exige restrição - é necessário santificar-se. Não há outro caminho para tratar situações e pessoas com amor. Outros poderão, você não. Deve obedecer ao Espírito Santo, conforme é dito á você, enquanto autoridade, sacerdote, pastor, líder ministerial, pai, avô, e não ouvir e cumprir o que você, ser humano, quer ou acha correto. Este é o preço que se paga por chegar à ser usado como canal de benção, ou uma autoridade que representa Deus, porque deve ser exemplo para todos, de dentro e de fora da Igreja do Senhor. Na qualidade de membro do corpo, está junto, na mesma missão, sem demonstrar ou assumir ser uma categoria especial. Não existem cristãos de 1ª classe e outros de 2ª classe. Não existe "unção" sobre uns e outros, existe só um ungido, e este, é o Cristo. A autoridade espiritual só existe quando demonstrada através do fruto do Espírito Santo, caso contrário, é apenas uma autoridade humana, sem valor divino, e devidamente reconhecida entre as pessoas, não para Deus.

O Espírito Santo testifica com o nosso espírito quem somos.


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.