sábado, 3 de outubro de 2020

Formação espiritual (pte.3) - Mt 14.14-21

Mais uma vez, os discípulos estão preocupados com a hora, com a multidão com fome, com seu cansaço. Jesus não para e sempre tem alguém querendo falar com Ele. A multidão faminta, na visão dos discípulos, não vai dar certo: "Mestre, diz amém, chega de sermão, dispensa essas pessoas". Mas Jesus, querendo transformar e ensinar seus discípulos delega: "Deem vocês de comer a essas pessoas".

E pior é que essa é mesmo a nossa lógica: "Se esse povo não for embora, como faremos? Temos pouco dinheiro... Quanto vamos gastar? Não vai dar...".

Somatizamos nosso cansaço, a crise política, desemprego, juros altíssimos, o momento socioeconômico mundial, orçamento, queda nos dízimos e ofertas, etc. Onde estão os olhos de quem foi vocacionado a ministrar a Palavra de Deus?

Trazem o menino, que pode ter algo na cesta. Essa cena me encanta, porque Jesus sabe que há 5 pães e 2 peixes. O encontro dos olhos de Jesus na direção deste menino, que recebe de volta um sorriso, sabendo que é olhado pelo Cristo. É lindo este momento, olhar acolhedor que diz ao menino sem mesmo abrir a boca: "Ei, estou contando com você, hein!?!". Porque o céu será daqueles que se assemelham às crianças. O colo de Jesus é imenso, dá colo como nós não sabemos. Assim, esse menino se sentiu abraçado, acolhido. Há um mistério aqui: os pães e peixes são trazidos à tona, um milagre, e é na oferta que esse menino faz que se multiplica nas mãos de Jesus - é o milagre, que na real, satisfaz quase 5 mil pessoas.

E os discípulos (e hoje em dia, nós!), fazendo conta baseado na lógica humana, que não tinha dinheiro nem padaria aberta. Qual a lógica que você trabalha? E a lógica que lidera? Qual a lógica que vivemos em nossa vocação, como ministro do Evangelho? Qual o pacote de 'management' (gerenciamento) que usamos nas Igrejas para dar certo?

O gerenciamento divino é o gerenciamento do milagre, é oração, encontro de Jesus com o menino. Estou cansado da minha lógica, dos meus números, dos cálculos que me faz mandar a multidão embora porque não sei o que fazer com a fome delas. E vejo Jesus trazer a multidão para um abraço: "Come aqui comigo, meu irmão". Isso acaba com qualquer pesquisa marketeira, igreja com propósitos ou não, querer crescimento a todo custo (inclusive á custa de Deus).

Isso é Graça, reino de Deus aqui, jamais um programa de liderança implantado na casa do Senhor para que cresça. Uma multidão é alimentada porque as mãos de Jesus fizeram o milagre com as coisas que um menino trouxe. Essa é a lógica do reino de Deus, e para o homem ilógico (avesso da lógica). Não é programável, mas pode ser vivenciado, e como experiência com o Espírito Santo, num gesto de ação de Graças, presenciamos o milagre e devemos viver graças a isso, graças a Deus.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.