quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Unção - Tg 5.13-20

Só posso discutir a palavra "unção" dentro do contexto bíblico. Ou seja, derramar azeite sobre alguém para consagrá-lo, santificá-lo, para o qual Deus o chamou (I Rs 19.16; I Sm 16.13; Ex 40.9). A unção buscada sempre deve se a que Deus ordena através do Espírito Santo (I Jo 2.27). Assim, o final desta história é, e sempre será, Cristo. Jesus é o único ungido, não há outro ungido. Cristo, que é um título e significa "ungido" (grego) e "messias" (hebraico) para o qual é o Filho do Deus vivo, que se entregou para morrer na Cruz, derramar seu sangue, como o cordeiro pascal, e nos dar a Salvação. Não há outro "ungido", e sim, àqueles que estão debaixo da unção do Cristo - mas não somos Cristo, somos co-herdeiros com Cristo, se o aceitarmos como único Senhor e Salvador da nossa vida. 

Vira e mexe, um crente pede para ungir aliança, carro, casa, chaves, xbox, computador. E este óleo, muitas vezes é comprado na Conde de Sarzedas/SP (local de objetos religiosos duvidosos em sua origem), sem qualquer tratamento e origem, oração, onde apenas o querer do crente opera. Vamos combater isso de modo bem simples: Ensino bíblico. 

Já se perguntaram porquê algumas Igrejas não tem estudo bíblico? Onde lemos no NT, Jesus orientando os discípulos a ungirem objetos? Ou os apóstolos distribuindo óleo ungido? É assustador as distorções teológicas em função do interesse pós-moderno em obter e centralizar poder. Não concordo com os que veem o óleo como remédio. Os abusos cometidos (catolicismo e neopentecostais) contrariam a adoção de práticas supersticiosas, que nada tem de divino, e sim, de origem humana para corromper a fé dos que creem. O texto acima (Tg 5) repreende líderes da Igreja do Senhor, cuja a fé é pouca para curar, não ensinam o povo de Deus a orar (difícil vermos "campanha de oração"). Ao ler "orar sobre ele" (v.14), vejo alguém acamado, fraco, pois quem ora, ora ao redor e "sobre" o doente. Em seguida "o Senhor o levantará" (v.15), primeiro por estar deitado enfermo, segundo, pelos pastores orarem justamente porque esta pessoa está impedida de sair e ter comunhão com os irmãos.

E finalmente, a fabricação deste "óleo ungido" extrapolou, se transformou num grande negócio onde usam o nome de Deus para dar credibilidade a esta negociata com um único objetivo: untar quem necessita de bênçãos espirituais. Além disso, observei ao longo de 15 anos, líderes e ministros de Deus alardearem a chegada de um avivamento, que só será avivamento se originar no Espírito Santo de Deus! Não se inicia avivamento nos homens primeiro... Além dos conceitos pregados pelos reformadores forem resgatados e proclamados - o mais rápido possível.

Afinal: Que avivamento é esse que dizem estar acontecendo, mas que não produz frutos de arrependimento? Que avivamento é esse que não muda caráter nem comportamento? Que avivamento é esse que não tem como base as Escrituras Sagradas?

Sério que você já pediu e foi atendido em ungir seu carro ou casa?


Graça e paz!

Que Deus tenha misericórdia de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.