sábado, 3 de outubro de 2020

Formação espiritual (pte.5) - Jo 21.15-17

Pedro pensa em abandonar tudo, então Jesus o chama para uma conversa: "Nós andamos juntos, Pedro. Você não entendeu, vivemos juntos cada situação, não? Você não queria que eu morresse, etc. Mas eu queria saber, Pedro: Tu me amas?". Pedro diz claramente: "Senhor, sempre quis fugir dessa pergunta...". Sim, porque essa pergunta é profunda demais. A resposta que queremos dar, não é a que sentimos e nem a que cumprimos, apenas desejamos. E traz em si uma realidade que eu não aguento - sim, a pergunta é para todos nós. Eu queria mostrar o que fiz, meus planos, estratégias, as pessoas e Igrejas que ajudei, almas que ganhei, quanto dinheiro dei, quantas roupas usadas doei... Não podemos falar, Senhor, sobre coisas, ações ou serviços? Crescimento da Igreja? Ou investimento missionário? Vale do Jequitinhonha? Ou ajuda ao sertão nordestino? Ou Seminário e minha média alta?

E assim como a Pedro, Jesus nos diz: "Não. Quero falar sobre você. Quero perguntar se você me ama. Eu quero saber se a  sua agenda é mais que um programa, se tua vida condiz com as coisas que diz, com o que ganha, com o que conquista, e até viagens. Se tua vida é mais que um show, luzes, som alto, politicagem, ou se o teu ministério é apenas isso (planos, estratégias, exclusão, atas de reunião, salário, carteirada, relatórios, só grandes coisas). Eu quero saber se há outras coisas, porque essas coisas que Eu disse, só te esconde, é só casca!".

Pedro diz também sobre as lutas ao qual Jesus teve que caminhar com ele. Assim, sabe tanto de Pedro, quanto de mim e você, acredite.

E Jesus, de novo, indaga: "Eu quero falar de nós dois: Você me ama, Pedro?". É a resposta que dá a verdadeira sustentação ao nosso ministério (chamado, vocação).

Sem isso, o ministério cansa, e se torna administrativo (relatórios, números, etc). O sentido profundo em amarmos a Deus é sobre todas as coisas e de todo coração. Nos exemplos administrativos, isso não acontece. E a resposta, todos sabemos: "Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu te amo".

Essa deve ser nossa resposta, para que as lágrimas corram em seguida e os suspiros vem, e saibamos, como Pedro, que descobriu: "Eu consegui dizer!".

Que possamos ouvir, como Pedro ouviu. Jesus diz: "Agora vai, Pedro. Agora você está pronto para apascentar as minhas ovelhas".


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.