segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Família (pte.1) - II Timóteo 3:1-7
A família é um plano de Deus. Por isso, amamos a família, acreditamos nela. Por mais que seja bombardeada, ela continua a ser a única resposta para a degradação que vivemos na sociedade hoje. E também, ela é a razão da degradação das pessoas, na sociedade.
Pode parecer paradoxo, mas não é.
Deus criou homem e mulher e disse para coabitarem. Começa a sociedade. Em Deus, porque sem Deus, o homem acusou a mulher, ela devolveu a acusação, e ambos, acusaram o diabo (Gênesis 3:11,12). Até hoje, na igrejas, o diabo é culpado de tudo.

Se a família é uma ideia de Deus, não pode ser ruim, por uma questão de princípio. Deus é amor.

A família (pai, mãe e filhos), virou o séc.XX em crise. A "matriz" que regeu o mundo até hoje, começou a tomar outras formas. Uns dizem que é por deformação outros, evolução. Alguns tiram o homem ou a mulher da relação.
Só posso dizer que, quando a família começou a perder o princípio (a célula-mãe) de "família", começou a degradação da sociedade. Simultaneamente.

Somos indivíduos, cada um de diferentes lugares, escolas, criações, gostos, famílias, cor, time, fé...Em quase tudo, somos diferentes. Mas, enquanto cidadãos, temos uma coisa em comum: vivemos em sociedade.

Falo da família como o centro que cria, educa e direciona o homem. Enquanto a Palavra de Deus nos ensina a amar o próximo, hoje, o que sentimos é "medo" do próximo.
Isso muda tudo.
Ensinamos nossos filhos a "não conversar com estranhos".
Porque esse medo se deveríamos amar o próximo? Porque cada vez mais, estamos em contato com coisas que tanto abominamos?
Os crimes não nos chocam hoje. Há 20 anos atrás, seriam "hediondos". Vemos pais maltratando filhos, filhos matando pais, avô estuprando a netinha, mães jogando filhos no lixo, pais vendendo a filha para prostituição, esposas sendo espancadas, maridos mortos por vingança. Se alguém nos dissesse há 20 anos atrás, não acreditaríamos.

Não existe mais os "trombadinhas". Os "velhos bandidos". Os ladrões são meninos. O chefe do tráfico é um menino. Menores. Aqueles que trombavam para roubar a carteira alheia, é coisa do século passado.

Pergunta:
- Onde essas crianças forma moldadas? Onde aprenderam a ser "monstros"? Onde o processo de desumanização ou "coisificação" acontece?
Resposta
Na família.

A discussão na sociedade é se devemos ou não baixar a idade para punir os menores infratores, pois já tem consciência da maldade e podem responder pelos seus atos. Juristas, psicólogos, cidadãos dizem: "vamos puni-los mais cedo!"

Eu já penso: "Vamos investir na família?"

Sim, aquilo que querem destruir como célula-mãe, formadora de caráter, moral e respeito ao próximo. Onde você aprende a amar e recebe amor. Independente da classe social.



(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.