quinta-feira, 22 de novembro de 2012

João 13:4-17 - Presente que serve
Esse texto fala de Jesus lavando os pés dos discípulos. Jesus estava com os discípulos, porém eles estavam um pouco irritados, porque Ele só falava de morte, que iria morrer. Ele, porém, tendo amado os seus, amou-os até o fim. Como Jesus reagiu á irritação dos discípulos?Lavou seus pés.
Jesus poderia dar uma bronca enorme: "Foram 3 anos andando comigo, não entendem o que eu falo? Estão com raiva de mim? Isso é que é amizade?"
Mas não. Essa poderia ser a nossa reação. não a de Jesus.
Naquele momento, os discípulos pressionados com a perspectiva do seu líder morrer, sem saber o que aconteceria, poderiam ser perseguidos, enfim. Estavam estressados, além dos seus limites. Assim como nós, no dia a dia. Nesse momento, Jesus tinha 2 coisas a fazer: ou se sacrificava por eles, dizendo: "Calma, tudo vai dar certo!", ou dava uma bronca homérica e acabaria com o plano de Deus ali mesmo.

Na família, um ou outro, chega ao seu limite. E o outro, terá que entender que este(a) está no seu limite. E a melhor coisa é...lavar os seus pés.
Sim. E o que é "lavar seus pés"?
Primeiro, vamos entender, assim como os discípulos sujavam de poeira seus pés, porque sujamos nossos pés:
Sujamos os pés no ambiente de trabalho, na doença na família, nos filhos adolescentes (quem os tem, sabe), na crise financeira, no gás que acabou na hora que não tem dinheiro, numa fechada no trânsito, no sócio que nos passou para trás, na esposa que pede mais sua presença, no trabalho que puxaram seu tapete, um acidente, traíram sua confiança, etc. 

É impossível não ter os pés sujos. A poeira desses ambientes vão grudar, fechar os poros. 
Mas se houver disponibilidade de um lavar os pés do outro: "Calma querida(o), vai passar".
Dizer isso é tão profundo. É dizer: "Isso, que está acontecendo, não é você. É só o pó que grudou em você. Eu vou te ajudar a tirar isso!".

Infelizmente, o que acontece, é o que achamos que Jesus deveria fazer: "Vocês estão tensos? Como acham que estou? Sou eu que vai morrer e vocês estão tensos, vocês estão irritados? Não tenho nada a ver com  seus pecados, mas eu é que vou morrer...E eu não posso ficar nervoso? O que é isso? Sou eu quem vai para a cruz. Aliás, vocês todos vão me abandonar! Eu é que vou morrer e vocês estão chateados?"

Alguém já se viu falando, ou ouviu, isso em sua casa?
Essa é a nossa tendência: diminuir o sofrimento do outro e supervalorizar o nosso sofrimento.

O que Jesus fez?
"Eu entendo. Isso pegou vocês de surpresa. Eu entendo. Fiquem tranquilos, é só pó. Vai passar, isso vai passar. Eu vou lavar os pés de vocês, vamos comer uma bela refeição. Depois nós conversamos".

E isso nos leva à reflexão. Tem que nos transformar. Isso é Graça. Isso é servir e estar presente.


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.