sexta-feira, 23 de novembro de 2012

João 13:4-17 - Presente que serve (pte.3)

Na família, assim como em qualquer outro lugar, o "servir" é compreensão. A capacidade de se colocar no lugar do outro. Chamo isso de compaixão. Depois o perdão, ou, mesmo não entendendo, você "suporta" (dá suporte). Vai acontecer de novo. E terá que perdoar. E, por fim, a humildade, servir porque ama e ponto. Sem "mas" nem "porquês".

Quero esclarecer que "perdão" é diferente de "desculpas". 

Desculpas, eu entendo suas razões, está desculpado. Passou. Perdão é, quando você não tem razão e eu não entendo. Esta, é a hora do "perdão".
Exemplo:
Desculpas: "eu estava na marginal, teve um acidente, não deu pra sair. Cheguei atrasado!" - Tenho que entender pois nenhum ser humano chegaria no horário, nessas condições. Só me resta entender, não há o que fazer.
Perdão: Quando o outro não tem razão nenhuma...mas você perdoa, assim mesmo. "Foi mal...perdão!". Não há discurso. Errou, pronto. O outro, nesse momento, presta um serviço (serve), perdoando. É mais ou menos assim:
"Não sei o que fez, mas nunca vou tratá-lo pelo que fez!". É dizer ao outro que ele é mais importante que o seu "eu".
Difícil, mas possível...se você "servir".

E a humildade.

O que tem a ver com relacionamentos?
A gente faz porque ama. Não tem explicação, condição, perguntas. Qual a sua necessidade? Eu vou buscar, vou fazer. 
Jamais questionar: "Porque precisa disso? Não ouviu o que eu falei? Porque fez? Pra que? Agora está aí...Porque você foi? Porque fez?". Isso mata.

Ou você assume e diz: "Ei, você está com os pés sujos. Vem, deixe-me lavá-los. Vamos orar? Depois vamos jantar...", ou ficará remoendo: "Porque você está com os pés sujos? eu falei, eu te avisei para não andar nesses caminhos. Eu falei!!".

Está em nossas mãos: a paz ou guerra.

O passado, aprendemos.

O presente, administramos.
O futuro, planejamos.

Família é Graça. O princípio do "servir". Quem recebe e quem doa, tem que ter Graça para entender. Aprendamos a tratar como Deus nos trata.

Aprenda com Deus: o amor sempre leva ao sacrifício.

Vai funcionar?

E se o outro não entender e não mudar?
Pergunto: Qual a garantia que Deus tinha que todos os seus filhos, criados á imagem e semelhança, aceitariam a Jesus Cristo como Senhor e salvador?
Nenhuma.
Mas nem por isso Jesus deixou de cumprir o plano de Deus.

Que Deus testifique essas palavras em seu coração.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.