terça-feira, 13 de novembro de 2012

Salmo 119:27 – “Faze-me entender o caminho dos teus preceitos, assim meditarei nas Tuas maravilhas

Caminho: "por onde?" ou "Como chego lá?"

Davi, não quer “entender” apenas os preceitos. Ele quer o "caminho” dos preceitos. Isso muda tudo. Entender as verdades de Deus, os preceitos de Deus, saber sobre Deus, nem sempre muda quem somos, nem sempre gera “vida” em nossa vida. Por exemplo:
- “Deus é Pai” – você sabe disso, não é? E que Jesus é o Filho? O Espírito Santo é o consolador? E “amar ao próximo como a Ti mesmo”? E “em Cristo sou mais que vencedor”? Ou “Mil cairão á sua direita, 10 mil á sua esquerda, mas você não será atingido”? “Muitas são as aflições do justo mas o Senhor os livra de todas”?
Os preceitos de Deus, nós sabemos. Mas qual o caminho para chegar lá? Davi estava interessado nisso.
Saber dessas coisas, não nos leva a nada. Muitos desistem do Evangelho, de Deus. É ter sido curado da cegueira mas querer voltar a ser cego. Acredite: tem muita gente desistindo.
Porque essas declarações, os preceitos de Deus hoje, tornaram-se apenas “afirmações”, sem qualquer conteúdo. Não lhe ensinaram sobre , mas ler a Bíblia, sim. E decoramos os versículos. Mas, e a sua prática? E a fé naquEle que se entregou por nós? E como chegar (o caminho) aos preceitos de Deus?
Entre os desistentes, tem os que estão do lado de fora, que não vão mais á igreja e os que estão do lado de dentro, no banco da igreja. Porque nem sempre quem está dentro da igreja, na igreja está.
Hoje, pelo q vejo, existe uma geração que desiste muito fácil, simplesmente porque os líderes da igreja estão tão preocupados em falar de “salvação” que esquecem de promover a “”. Uma não isenta a outra. Mas como crer (fé) numa salvação que não vejo? Não vejo transformação, vejo curas. Não vejo mudança real, vejo pessoas ganhando dinheiro. Não vejo o poder do Espírito, vejo pessoas falando em língua estranha e demônios amarrados sendo entrevistados.
Como gerar fé?

Pior, a nossa geração, é a mais bem informada de todos os tempos! Nunca se ouviu tanto sobre o Evangelho. Porém, nunca se viu um povo com tão pouca fé. Sign o´ times?
Sabe porque Davi queria conhecer os “caminhos” dos preceitos de Deus? Porque eles informam. Porque eles direcionam. Porque eles nos levam a ser (e não a “ter”). Se não pararmos para entender qual o caminho que Deus quer que sigamos, e ter forças pra seguir este caminho, seremos apenas pessoas bem informadas a respeito da Palavra de Deus.
Porque vejo pessoas que sabem, por exemplo, quem foi o filho do primo, que casou com o sobrinho de Davi. Ok. Também sabem quem foi o sobrinho do irmão do cunhado de Moisés. Sabem quem foi a mãe de Zorobabel. Quantos filhos teve Melquisedeque?
Do outro lado, tem gente que conhece tudo isso. Pergunto: Saber todos os livros da Bíblia te leva para onde? Antes de saber essas informações você estava onde? E agora, após saber todas essas informações, onde você está? Houve transformação? Você se aproximou de Deus?
Saber todos os versículos da Bíblia, saber a teologia do Novo e do Velho Testamento, se isso tendo entrado em nós, não despertar desejo de gastar tempo para perceber qual o caminho que Deus quer que sigamos, e o que isso quer gerar em nós...estou perdendo tempo!

E vem Davi e diz: “Senhor não quero ser um homem bem informado a respeito do Senhor, mas quero te conhecer, de verdade!”. No Livro de Jó, ele perdeu tudo, doente, e no final, não murmurou mas perseverou, Deus restituiu em dobro. E Jó disse: “Antes, eu te conhecia de ouvir falar, mas agora, meus olhos te veem” (Jó 42:5). Que possamos dizer: Hoje te conheço de contigo andar. Jó disse que “antes eu era um homem muito bem informado a seu respeito, Senhor. Agora, eu tenho experiências contigo. Agora eu sei o que é Tua graça e misericórdia, porque só o Senhor para eu passar por tudo isso e ser aprovado”.

Não sejamos apenas um homem bem informado, sejamos “formados” pela Palavra de Deus. Saia um doutor no Senhor, com experiência, para poder clinicar e ensinar, quando tudo isso passar. Assim como o salmista, “faze-me entender os caminhos dos seus preceitos, assim meditarei nas suas maravilhas”, ou seja, só consigo ver suas maravilhas, porque se eu não aprofundar nas suas informações, eu não consigo ver a Tua Glória. Só veremos o que está diante dos nossos olhos.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.